Sincrodestino - Primeiro Sutra

Primeiro Sutra: - Tu és uma onda na estrutura do Cosmos

O primeiro princípio do sincrodestino, é reconhecer a inteligência subjacente que dá origem ao meu corpo, a seu corpo e ao Universo como um todo, desde as galáxias até as partículas subatômicas. Este campo de inteligência consciente é a fonte do Cosmos. E é o corpo extenso que todos compartilhamos, que nos vincula. A essência do meu ser é também a essência do seu ser e de todos os seres.

Tu e eu e o Universo somos os mesmos. Eu sou o Universo, circunscrito em um ser humano individual. Tu também és o Universo circunscrito em teu corpo, que lê essas palavras neste momento particular de espaço-tempo.

Ambos existimos só como ondas individuais neste campo de inteligência consciente. Cada aspecto do nosso ser está acoplado e conectado por esta inteligência não circunscrita e infinita, o oceano ilimitado de consciência do qual você, eu e o Universo surgimos.

Nem sequer nossos pensamentos, desejos e sonhos são tecnicamente nossos. São manifestações do Universo total. Quando descobres que as intenções e desejos que surgem em ti, são as mesmas intenções do Universo, podes renunciar a teu desejo de controlar e deixar que a vida maravilhosa para qual nasceste se desenrole em toda sua magnificência.

Uma vez que entendas esta premissa, compreenderás o sutra do primeiro principio do sincrodestino: “ a essência de meu ser é a realidade última; é a essência de todos os demais seres; é a fonte de tudo o que existe, raiz e sustento do Universo”.

Mesmo que pareça simples, pode ser necessário toda uma vida para elucidar-la. Seu significado para nossas vidas é profundo. Quando entendemos plenamente este sutra, tudo se torna possível porque tudo existe em nosso interior. Tu e eu somos o mesmo, e cada um é o ser infinito projetando um ponto de vista particular, teu ponto de vista e meu ponto de vista; Meu ser é inseparável de tudo o que existe, tal como você é inseparável de tudo o que existe.

O poder deste pensamento emerge quando nos damos conta de que o ser trabalha sincronicamente. Como eu sou uma extensão da inteligência consciente, e esta é a fonte de toda a realidade, então eu sou a fonte de toda a realidade; Eu crio minha própria experiência.

A intenção brota de nossos desejos mais profundos e estes são moldados pelo karma. Você e eu não temos o mesmo karma; por causa dele, não possuímos exatamente os mesmos desejos. Temos amado pessoas diferentes, temos rezado em altares diversos.

As particularidades do desejo são únicas para cada um. Não obstante, se seguimos até o fim da cadeia de desejos, ao final somos todos o mesmo . Queremos ser felizes; queremos nos sentir realizados; queremos que nossas vidas tenham significado e propósito; queremos uma sensação de conexão com Deus e com o espiritual; queremos que os demais nos respeitem e amem; queremos nos sentir seguros.

Estes desejos são universais, mas a rota que seguimos para satisfazê-los é exclusiva de cada um e se baseia nas experiências e nas memórias individuais, isto é, no karma. Todos nos dirigimos ao mesmo destino, mas tomamos caminhos diferentes. Chegamos juntos depois de percorrer rotas distintas.

Exercício: O testemunho silencioso

Vá a um lugar tranquilo onde não seja incomodado. Coloque sua música relaxante favorita. Feche seus olhos. Uma vez que tenha feito isto, dirige tua atenção a quem está escutando a realidade. Comece a perceber facetas distintas de ti mesmo. Teus ouvidos recebem o som, teu cérebro processa as notas, mas esses são apenas aspectos mecânicos; Quem conecta as notas de maneira que formem música? Apesar de estar pensando no processo de escutar, quem escuta efetivamente?

Perceba o silencio, e escuta o silencio que sempre está presente; Esta presença não só está em ti, mas também no espaço que o rodeia. É esta parte de ti que está mais além dos pensamentos e sentimentos do momento, a parte que nunca se cansa e nunca dorme. Tampouco pode ser destruída. Reconhece que esta testemunha silenciosa sempre está aí. É esta parte de ti que pode observar quando o falatório dos teus pensamentos é silenciado através da meditação. Podes sentir esta corrente mais profunda em teu interior?
A consciência deste testemunho silencioso marca o início da consciência do campo de inteligência consciente, a fonte de todas as sincronicidades de nossa vida.

Deepak Chopra em Sincrodestino

[Para acessar o resumo dos demais Sincrodestinos clique aqui]

Comentários