23 de maio de 2012

Aceitação consciente...


"Não é necessário remover nada do que existe. De fato, não há nada que possamos retirar da existência. Se tirássemos uma coisa, teríamos que tirar tudo, por que o um contém o todo.

Quando entramos na cozinha num dia de inverno nos sentimos aquecidos e confortáveis. Nossa sensação de calor e conforto não é devida ao fogão que está na cozinha, ela se deve ao frio que está lá fora. Se o tempo fora não tivesse frio, não teríamos a sensação de conforto ao entrar na cozinha quente.

Sentimentos agradáveis são feitos de sentimentos desagradáveis.
Sentimentos desagradáveis são feitos de sentimentos agradáveis.
Isto é assim por que aquilo é assim.
Uma formação mental contém todas as outras formações mentais.

Toda semente contém todas as outras. A semente da raiva contém dentro de si a semente do amor. A semente da ilusão contém dentro de si a semente da iluminação. Cada gene de nossas células contém todos os outros genes.

Num bom ambiente, um gene nocivo pode lentamente se transformar em um gene saudável. Essa idéia pode abrir muitas portas para modernas terapias.
Esse é o ensinamento do Buda.

Quando nos esquecemos deste ensinamento somos arrastados para o mundo de nascimento e morte. Mas quando transformamos nossa distração em plena consciência, vemos que não existe nada que necessitemos rejeitar ou descartar. A aceitação consciente é o segredo da felicidade."
Tich Nhat Hahn em Paz a cada passo

2 comentários:

  1. Tudo está interligado no universo, e uma coisa depende da outra. Tudo é perfeito porque foi criado por Deus. A nossa visão é que ainda é muito imperfeita...precisamos aperfeiçoá-la.

    Lindo texto, Lilian querida!!
    Beijinhos!♥

    ResponderExcluir
  2. Isso mesmo Mary! O universo é uma unidade, totalmente interligada e auto sustentada. A divisão, ou qualquer imperfeição que projetamos nele, não passa das divisões que nossa mente teima em cobrir, julgar, analisar a realidade absoluta. Mas, para a realidade, isso não faz a menor diferença... Beijios querida, obrigada por sua luz! <3

    ResponderExcluir

Related Posts with Thumbnails