O Sagrado e a Totalidade...


"O desejo pela totalidade é inerente a tudo, mas somente o homem tornou-se consciente disso.
Dessa forma o homem vive sob tensão, e apenas quando esse anseio é realizado seu estado negativo de tensão é eliminado.

A tensão é simbólica do potencial infinito como também das infinitas possibilidades.
O homem não é ainda o que ele pode ser, e a menos que ele seja aquilo que ele pode ser ele não pode ficar à vontade.

Esse mal-estar é o homem, e a saúde está na Totalidade.

O fato de que a língua inglesa possui uma mesma raiz para as palavras todo (whole), sagrado (holy) e cura (heal) oculta uma profunda verdade:

Aquele que é total é também curado, e ser curado é ser total.

Essa integridade só pode ser alcançada tornando-se totalmente consciente de si mesmo: a escuridão do inconsciente é para ser penetrada e transformada em luz.
E a meditação é o método."
Osho em A Cup of Tea

Quando passamos a ver a vida como a maior de todas as escolas, passamos a ver cada pessoa como mais um mestre, passamos a ver os desafios como maneiras de ampliarmos mais e mais a consciência, mais e mais compreendemos essas belas palavras do amado Osho.

O objetivo real sempre foi a Totalidade, não podemos nunca perder isto de vista. Não basta sermos "bons", não basta sermos "corretos", a Totalidade é a meta. Integrar todos os aspectos, todas as dimensões, todas as características, de forma absolutamente consciente, nada é deixado de fora, nada é esquecido ou menosprezado, isto é Totalidade.

Sempre que vivemos alguma situação de dor, de sofrimento, perdas, angústias, medos, ou mesmo alegrias, vitórias, celebrações, enfim, estamos tendo na verdade preciosas oportunidades de nos tornarmos ainda mais conscientes, ainda mais despertos de nós mesmos, e descobrirmos camadas mais profundas de nós mesmos, e integrarmos aspectos nossos que ainda não tínhamos acessado.

Com isso, a consciência do Ser em nós, a consciência da nossa natureza essencial, o auto-conhecimento cresce, ganha forma, e nos deparamos com a real grandeza que já existe plenamente viva em nós, a cada momento que transcendemos os desafios que a vida nos trás.

Não basta saber sobre um assunto, de forma teórica e distante. É necessário vivê-lo, experimentá-lo, extrair dele tudo que pudermos de ensinamentos, só assim teremos realmente aprendido em profundidade e crescido com aquilo.

O fim da angústia, do medo só se dá realmente quando alcançamos a nossa totalidade, a nossa plenitude. Quando já não estamos mais perdidos entre luzes e sombras, mas estamos tão plenos em nós mesmos, que tudo o que acontece a nossa volta, só serve para nos iluminar ainda mais.
A luz só reconhece a si mesma.
Reconhecer a luz da existência enquanto Totalidade é já ser a própria luz em si mesmo.
O Sagrado é ser Total.
Amor
Lilian

Comentários

  1. Foi muito bom ler essas palavras, e muito melhor senti-las, obrigada Lilian. Estava lembrando do
    Grande mestre krishnamurti, dedicou sua vida ao ensinar o auto-conhecimento, como o inicio do caminho, um trabalho lindo. No livro encontro com pessoas notaveis Osho diz: Um amigo meu esteve com Krisnamurti tres dias antes de ele morrer e disse-me que ele estava muito triste, e a única coisa que ele me disse foi: Trabalhei tanto para alcançar as pessoas, mais em vez de transforma-las eu gatei minha energia como um rio que se perde no deserto, as pessoas que me ouviam achavam que era apenas um bom entretenimento.
    A simples palavra entretenimento me dói, que a minha vida inteira tenha sido a vida de um artista do entretenimento.
    E assim parece , Ele morreu, e não parece ter havido o menor abalo em lugar algum do planeta.
    Um homem que morreu aos noventa anos e serviu a humanidade desde os 25.
    Foi uma dos grandes gigantes deste século, mais o comitê de premio nobel, jamais chegou sequer a considerar seu nome - pois ele não era um político.
    Grande meste Krisnamurti,
    Paz e Luz

    ResponderExcluir
  2. Sissi querida,fico feliz que o texto tocou seu coração!
    Muito lindo seu olhar amoroso sobre o tão amado mestre Krishnamurti...ele vive...ele permanece...sempre!!
    Bjoss Paz e Luz para você também!

    ResponderExcluir

Postar um comentário