Solidão e Solitude...


"Existem basicamente dois tipos de solidão. Uma delas é saudável, a outra é tóxica. Chamaremos a solidão saudável de solitude, e continuaremos chamando a outra de apenas solidão.

Solidão é falta do outro. É sentir-se uma ilha, isolado, como se o mundo estivesse indo para um lado e você para o outro.

Solitude é a presença de si mesmo. Você está sozinho, mas preenchido pela sua presença. Quando você tem auto-estima, confiança, e está disposto a olhar para a vida como uma amiga e não uma inimiga. Você deixa de ser um maria-vai-com-as-outras, e naturalmente assume os seus desejos, os seus sonhos, a sua vida.

Na solidão você não é uma pessoa. Seu ego depende dos outros. Se os outros dizem que você está bem, você está bem, se os outros dizem que você está mal, você imediatamente fica mal. Afinal, você é dono e mestre de sua vida ou os outros são os mestres e você o escravo, o boneco ?

Solitude é maturidade. Responsabilidade pela própria vida e pelas escolhas que faz.

Solidão é falta de si mesmo, de Deus, de vitalidade para buscar a vida, de criatividade para expressar os próprios potenciais.

Quando você começa a se tornar um indivíduo único, original, você passará pela fase de se sentir um pouco de lado, porque a grande maioria é uma grande massa, e massa não pensa por si mesma, massa é modelada, massa é pensada.

Quando você começa a pensar por si mesmo, uma grande coragem é necessária. Talvez em sua cabeça, a sociedade inteira pode estar contra ti, mas isso é só uma idéia sua. Não existe ninguém contra ti. É o medo que causa a idéia de que você não vai ser bem aceito.(...)

Uma coisa é certa: Pensamos que estamos sós – e isso é só uma idéia em nossa mente.
Na vida, é impossível estar só, é algo totalmente e irrevogavelmente impossível. Mesmo que você não tenha a companhia de outras pessoas, você tem a sua companhia, você tem a companhia do universo inteiro.

Reflita: se você estiver se sentindo sozinho, não foi você que se fechou para a vida ? Nós somos responsáveis pela prisão que criamos. E sempre seremos nós os únicos a escolher sair desta prisão.

E sabem qual é a Verdadeira Prisão ? Sua mente não-criativa, não-confiante, e seu coração fechado.

Expandir a mente significa ampliar os horizontes de sua vida. Acreditar que somos muito preconceituosos, que estamos cheios de verdades a respeito de tudo, sermos mais humildes em relação ao universo, e reconhecer-se numa prisão. Se você reconhece que está vivendo numa prisão, este é o primeiro sinal de saúde. Muitas pessoas nem sabem que estão perdendo suas vidas preciosas...

Estar sozinho, estar em solitude, é amar a si mesmo, é aceitar os bons e os maus momentos, é olhar para o que temos agora, e ao mesmo tempo abandonar o passado.

Se você foi sempre solitário, isso não significa que você sempre será. Então, abandone o passado. Neste momento agora você está zerado para começar algo novo. Mas se você acreditar que é o passado, não há espaço para o novo, o desconhecido, o inusitado.

É por isso que o momento presente é um presente. O momento presente significa a possibilidade de mudar a sua vida. O futuro não existe, apenas sucessivos presentes, sempre que você está aí você pode olhar para si mesmo e dizer: \"Estou AQUI-AGORA\". Este aqui-agora é o seu presente. O passado já foi. Você viveu ou não viveu bem, não importa. O que está acontecendo agora irá determinar o seu futuro. O futuro é agora e não um lugar e tempo distantes. Sua decisão de agora afetará toda a sua vida futura.

Solidão é negativa. Solitude é positiva. Estar enriquecido e satisfeito com a presença de si mesmo significa que você tem amor. Você só pode dar o que tem.

Se você tiver confiança, passará isso aos outros. Se você tiver amor, dará aos outros. Se você estiver à vontade com a vida, surgem inúmeras possibilidade de estar cada vez melhor.

Se você cuida de si com carinho, saberá cuidar dos outros sem esforço, apenas por ser você mesmo. Para mim, esta é a verdadeira caridade. Ser você mesmo, mas de tal forma, que todos saiam ganhando com isso."

Comentários

Postar um comentário