Por que não consigo meditar?


Porque não consigo meditar?
Alguns me fizeram essa mesma pergunta, hoje quero refletir com vocês sobre isso.

Aqui no Ocidente, sempre tivemos o conceito de meditação ligado a concentração. Quando digo: "Vou meditar sobre isso", vejam que existe alguma coisa, em que preciso focar, refletir...

Durante muito tempo tivemos esta referência de que meditar era pensar, refletir.
Mas a verdadeira meditação como nos ensinam os orientais, é simplesmente observar.

Observar o que for, seja como for. Observar a sua volta, observar seus gestos, observar sua respiração, observar os pensamentos que vem, observar as sensações que passam, observar detalhes a sua volta...observar...simplesmente...

Quem não sabe observar?
Nós nascemos observadores. Um recém-nascido observa. Os animais também observam.
Observar não é um ato, nem precisa ser aprendido, é inato. É um estado natural, observação é nossa natureza mais básica, mais simples, mais natural.

Meditação é Observação.
Nossa mente vai aos poucos se tornando tão tagarela, que encobre sem percebermos, a nossa simples capacidade de observar. Passamos a colocar tantos adjetivos naquilo que observamos, que nos envolvemos tanto com esses conceitos mentais, e aquilo que estamos observando ( a realidade!) fica tão distorcida por causa de tantos pensamentos que encobrem aquilo que é, ali na nossa frente.

É por isso que os mestres orientais nos dizem que meditação não se faz, meditação se é. Porque não é um fazer, se fosse nós não nasceríamos observadores ( meditadores) , teríamos que aprender, logo, seria mais um fazer, uma ação. E meditar é justamente um não-fazer, mas SER. Simplesmente se É. E o simples Ser já é meditação, já é observação.

Curioso é que nossa mente começa a funcionar por volta dos 2-3 anos de idade, ou até antes, e nunca para até que nós morremos. Isso é muito cansativo!
A mente só descansa quando dormimos, ou melhor, quando conseguimos dormir..

Claro, a mente fica tão ativa durante o dia, pensando mil coisas ao mesmo tempo, que a noite é impossível que ela simplesmente desligue e você tenha uma noite de sono maravilhosa.

Ela continua trabalhando a noite, e você sonha muito a noite toda, e acorda cansado pela manhã, e já começa de novo no mesmo ritmo de antes...isso é stressante, é desgastante e isso causa fadiga mental...embotamento, envelhecimento...

Nossa mente precisa de descanso tanto quanto nosso corpo. Não é somente o descanso no sono, mas o descanso da meditação, o descanso da simples observação.

Quando viajamos, tiramos férias, conhecemos lugares novos, relaxamos não é, porque? Simplesmente porque ficamos mais observadores, não ficamos pensando em mil coisas, estamos em um ambiente diferente, temos muitas coisas legais para ver, para desfrutar, isso naturalmente nos coloca mais soltos, e menos mentais; ficamos mais receptivos e mais centrados, porque estamos menos nas análises e mais observadores, mais contemplativos.

O bem estar das novas descobertas, o perceber novos ambientes, experimentar novas coisas faz com que estejamos mais meditativos, mais no momento presente, e isso faz toda diferença.

A meditação é exatamente isso. Centrar-se, e simplesmente observar. Observar sem julgar, observar respirando e vendo os pensamentos, as sensações, e ver cada uma delas surgindo e partindo, como as nuvens no céu.

Quando nós criamos mais e mais espaço meditativo em nós, nós levamos essa paz, essa serenidade para tudo que fazemos também. Nosso trabalho, nossas relações vão cada uma delas ficando mais belas, mais calmas, mais soltas, e mais inteligentes também. Percebemos que é possível viver sem pressa, e sendo igualmente eficientes, mas sem o sofrimento do stress da mente agitada, tagarela, e pela mente estar relaxada, ela possui um brilhantismo, uma agilidade única, justamente por estar repousada.

Voltando a nossa pergunta original: Por que não consigo meditar?

Não é fácil mesmo, no início, porque a mente tomou conta e fala o tempo todo, e você ainda segue cada um dos pensamentos que passam. Mas se você insistir, verá que aos poucos você simplesmente passa a ser um observador de cada um deles, e eles já não tem mais nenhum poder sobre você. Lembre-se que é a sua energia ( consciência ) que alimenta a mente e os pensamentos, logo, se você não ficar alimentando cada um deles, eles simplesmente minguam e desaparecem.

E aí você descobre novamente, a dimensão pura original do observador, a dimensão que nós somos, a que nós nascemos. O olhar das criancinhas como dizia Jesus. O olhar puro, sem julgamento, sem nenhum conceito sobre a realidade. Ser simplesmente observação, tranquila, pura e simples, isto é meditar.

O sono é outra coisa que também pode acontecer se você está começando a praticar meditação. O cérebro a princípio confunde a mente difusa, não focada com sono. Muitos relatam que sentem sono, uma moleza no corpo e vontade de dormir quando começam a praticar a meditação. Isso é absolutamente normal. A observação não identificada precisa ser re-lembrada, pois ficou escondida sob uma montanha de pensamentos, lógica e racionalidade. 
Osho diz que é o reconhecimento do quarto estágio da mente, ou Turya, que não é nem vigília, nem sono e nem sonho. Trata-se do estágio onde estamos absolutamente presentes, conscientes, não identificados em profundo estado de relaxamento.

A prática fará com que você possa permanecer todo o tempo em puro estado não identificado. Mente silenciosa inclusive quando fala, trabalha, e até quando pensa! O pensamento acontece na periferia da mente, mas o profundo permanece em absoluto silencio intocável.

Para aqueles que são muito estressados, com a mente que viaja a mil por hora, recomendo iniciar com as meditações ativas do Osho ( vejam aqui no blog em Meditações ), tente começar com a meditação Kundalini ou mesmo a Dinâmica. Elas foram criadas justamente pare serem praticadas por quem possui a mente muito ativa. Depois você pode passar para a meditação Nadabrahma, ou a Gurishankar ou outras e chegar ao Zazen que é simplesmente sentar e observar, pacíficamente, completamente.

Osho dizia que devemos experimentar todas. Também concordo com ele. Experimente diferentes tipos de meditação, e digo mais, inclusive a Yoga, o Tai Chi, as diferentes Artes Marciais podem ser usadas como meditações, na verdade tudo pode se transformar em meditação, tudo mesmo, basta que você esteja presente, em pura observação, sem julgar, e naturalmente você encontrará as que mais lhe agradam.
Tente e você conseguirá...estou certa disso...afinal, é um estado natural seu...meditação você já é...nenhum esforço é necessário, pelo contrário, abandone o esforço da mente, e volte a ser simples meditação...
Amor
Lilian

Comentários

  1. HOJE E A PRIMEIRA VEZ QUE AQUI VENHO, GOSTEI MUITO E AGRADECO HA QUEM INDIRETAMNETE ME ENCAMINHOU PARA QUE VIESSE . SOU GRATA POR TUDO . MARIA DE FATIMA G M.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Seja bem vinda Maria de Fatima! Fico feliz por sua presença! Namaste! :)

      Excluir
  2. Respostas
    1. Gratidão Laura! Seja bem vinda! Luz e paz no seu coração. Namaste!

      Excluir
  3. Minha procura trouxe-me a seu blog.. e agradeço :)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Seja bem vindo Paulo!! Agradeço sua presença aqui e agora!! Namaste! :)

      Excluir
  4. nossa depois de ler isso eu descobri q isso é verdade mesmo! o meu problema é que penso demais, me impede de fazer as coisas, conhecer pessoas, começei a fazer yoga, tou gostando muito dos exercícios e tal, mas até agora não consigo me concentrar mto na parte da meditação, acho q no decorrer das práticas eu vou adquirindo essa habilidade, mas eu gostaria de dicas pra ir melhorando, tentar meditar em casa resolve? pior que não é a mesma coisa sem o auxilio da professora. Mas enfim, agora eu sei pq não consigo. um dia eu quero chegar nessa fase de observação.

    ResponderExcluir
  5. Ana, a pratica é fundamental para que você descubra que meditação você já é. Existe uma consciência que observa os pensamentos passarem. Não se trata propriamente de "adquirir habilidade", mas em se desidentificar de tudo o que passa pela mente. Observe, experimente e descubra os benefícios dessa dimensão na sua vida... Seja bem vinda!! Namaste!!

    ResponderExcluir
  6. Lilian, seu blog é iluminado.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Gratidão Douglas!! Fico feliz por receber sua luz e presença por aqui... Namastê!

      Excluir
  7. Gratidão Nathalia! Fico feliz em ter você aqui! Namastê!

    ResponderExcluir
  8. Oi!
    Não sei se ainda respondem aos comentarios mas gostaria que me esclarecessem uma duvida:
    Eu não consigo meditar pq percebi que em situações que exigem silêncio, inércia ou mesmo concentração, como leitura, estudo e meditação fazem meu coração acelerar, palpitar mais forte e sinto um frio na barriga, então, quando tento observar outras coisas, como respiração, minha mente simplesmente não desliga do coração e da sensação na barriga, gostaria de saber se isso é normal e o que eu posso fazer.
    Outra coisa que me atrapalha é me frustra muito é que eu quase não tenho privacidade, minha casa vive cheia de gente e eu sinto que não tem espaço para mim e nem um lugar silencioso na casa.

    ResponderExcluir
  9. Oi Lucas! Seja bem vindo!
    Quanto as suas dúvidas: meditação é basicamente observação e isso você já está conseguindo. Observar seu ritmo respiratório e cardíaco acelerados inficam que você está sob influência do hormônio adrenalina ( da supra renal) que é o hormônio do stress. Por isso a meditação mais indicada para você neste primeiro momento são as meditações ativas, ( sob orientação de um facilitador habilitado) para que você possa descarregar este stress e relaxar, e começar a se perceber sem estes picos adrenérgicos. Procure um centro de meditação do Osho perto de você ou entre em contato para fazer meditações ativas em grupo. Nums segundo momento aí sim as meditações passivas acontecerão naturalmente você vai ver, e já que você tem problemas com barulho em casa, opte pela natureza ( praças, parques) ou na madrugada que estão todos dormindo e o silêncio é todo seu! :) Gratidão por sua presença! Namastê!

    ResponderExcluir
  10. Que lindo texto. Eu venho tentando meditar, as vezes até quero ficar sozinha para ver se consigo mais como só com minha mãe e adoramos conversar tem horas que tento mais mesmo tentando observar algo eu não consigo...não me vejo dessa forma. Espero com suas dicas conseguir.

    ResponderExcluir

Postar um comentário