O que muda com a meditação?


Outro dia me perguntaram: O que realmente muda em nós quando praticamos a meditação?

Pratico a meditação há mais ou menos 10 anos. Foi um início tão natural, que quando me dei conta, já meditava sem nenhum ensinamento. Conheci a Self-Realization, do amado mestre Yogananda, e aprendi algumas técnicas lindas, que me ajudaram a aprofundar ainda mais,
depois o amado Osho, com algumas técnicas mais suaves, que foram as que mais me identifiquei.
Daí que aos poucos fui naturalmente praticando o zazen, juntamente com a hatha yoga, e isso foi silenciando a mente gradualmente.

Num momento que nem sei dizer qual foi, simplesmente percebi que a mente já estava silenciosa, e esses se ampliavam cada vez mais, a ponto de permanecer silenciosa a maior parte do tempo. Numa não-atitude, o relaxamento acontece naturalmente, e mesmo em atividade a mente é clara e relaxada.
O Osho diz uma coisa bem verdadeira sobre a meditação, ele diz que a mente é como nossas pernas, nós precisamos delas para caminhar, correr, mas quando estamos sentados apenas descansamos nossas pernas e elas também descansam.
Nossa mente é a mesma coisa. Precisamos dela, trabalhamos, raciocinamos, enfim, mas vão existir momentos que ela precisa descansar, ficar relaxada, e isso é meditação. A mente relaxada, se torna mais brilhante quando é requisitada para pensar, trabalhar, pois está descansada, está recuperada, e não está fatigada nem entulhada de pensamentos inúteis...pelo contrário, está límpida e pronta para o trabalho que vier.

Converso com algumas pessoas que praticam a meditação, e os relatos são os mais variados, pois estão muito relacionados ao nível de consciência que ainda se apresenta.

Uns sentem que a meditação trouxe uma melhora do corpo, das funções orgânicas, hormonais, principalmente as mulheres, com suas disfunções mensais, outros relatam uma diminuição do stress, uma calma mais persistente, e uma clareza em resolver problemas urgentes, sem aquele desconforto do rebote que parece que alonga o sofrimento por horas, mesmo depois que o problema já foi resolvido. Outros me relatam que não sentem nenhuma mudança palpável, concreta, mas que se sentem diferentes, mais leves e menos preocupados com a vida, com os acontecimentos...só isso já muda toda a relação com a realidade...
Enfim, a meditação é um estado natural da mente, que aos poucos mais e mais pessoas começam a descobrir e praticar.
Não se trata de meditar para se alcançar alguma coisa, ou algum estado...mas apenas em mergulhar numa paz perene que já está ao nosso alcance, aqui e agora, e independe de qualquer coisa concreta, de qualquer veículo, é nossa natureza original, simples e presente..basta apenas que olhemos para dentro e permaneçamos presentes, conscientes e atentos para os espaços de não-pensamentos que acontecem entre um pensamento e outro, só isso.

A adequação da respiração, da postura, enfim, tudo isso vai acontecendo naturalmente, e cada um acaba por descobrir a maneira mais prazerosa e relaxada de praticar.

Não sinto que a meditação seja algo extraordinário, pelo contrário, é algo tão ordinário e simples, como respirar...
O que acontece é que na nossa cultura não aprendemos a meditar desde pequenos como no oriente, por isso, a grande maioria das pessoas desconhece esse recurso natural de relaxamento da mente, e por isso sofrem tantos distúrbios emocionais e mentais, indo muitas vezes cair em medicamentos, ou fugas que não funcionam por muito tempo...

Posso dizer que a meditação é algo que acontece dentro da gente naturalmente, acontece e quando nos damos conta, estamos meditando, estamos mergulhados em plena paz interior, sem nenhuma condição, sem nenhuma expectativa, sem nenhum isso ou aquilo, apenas estamos sendo...só isso...essa paz e esse silêncio se perpetuam além do tempo, além do lugar, além de qualquer coisa...
É apenas um estar em si mesmo, e o si mesmo é tudo que há...
Amor
Lilian

Comentários

  1. Grata Lilian por esse texto.
    Namastê!

    ResponderExcluir
  2. Beijos Luiza querida!! Namastê!! :)

    ResponderExcluir
  3. oi Lilian, esse texto é excelente, você nos mostra de um modo claro e simples, com felicidade, o que é a meditação.

    obrigada !
    bjos
    Namastê !

    ResponderExcluir
  4. em tempo.... vou imprimir e levá-lo para amigos que praticam Yoga comigo !!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Marta querida, agradeço sua presença e seu carinho!!
      Beijos prá você também! Namaste!

      Excluir

Postar um comentário