Aos pés do Mestre - Osho


"Um Mestre, um Guru, nada mais é do que uma janela. é preciso passar por um Mestre, É preciso provar um pouco - então, também você poderá abrir suas próprias janelas. De outra forma, a coisa se manterá puramente verbal. Você pode ler Tilopa, mas, a não ser que encontre Tilopa, nada acontecerá com você. Sua mente pode estar dizendo: Talvez esse homem esteja louco, tomado por alucinações, sonhando, ou seja um filósofo, um pensador, um poeta. Como pode isso acontecer? Como é possível que se chegue a beatitude? Se você conheceu o sofrimento e os desgostos, se você conheceu o veneno. Você não pode acreditar num elixir. Você não o conheceu; como pode acreditar nele?

Um Mestre não passa de uma personificação da beatitude total. Nele há vibração. Se você confia nele, suas vibrações chegarão a você. Um Mestre não é um professor, não ensina a você. Um Mestre não está ocupado com doutrinas e princípios; um Mestre é uma presença. Se você confia nele, está disponível. Um Mestre é uma disponibilidade. através dele você terá o primeiro vislumbre do Divino. E, então, você poderá seguir por si mesmo.

Se alguém quer lutar pela libertação, precisa confiar num Guru, num Mestre. Quando a sua mente recebe a benção dele o despertar está próximo.

Um Mestre não pode lhe dar o despertar, mas pode levar você ao limiar dele. Não pode dar a você o despertar; ele tem que ser obtido por você mesmo, porque uma coisa, dada por alguém, pode ser tomada por outro alguém. Só o que é seu pode ser seu. Um Mestre não pode lhe dar isso. Pode, apenas, abençoar-lo - mas sua bênção é um fenômeno vital.

Através dele, você pode ver seu próprio futuro.
Através dele, você pode ter consciência de seu próprio destino.
Através dele, os mais distantes picos se aproximam cada vez mais.
Através dele, você começará seu caminho de subida,
Como a semente que tenta romper o solo e dirigir-se para o céu.
A benção do Mestre irriga sua semente.

No Oriente, a bênção do Mestre é muito importante. O Ocidente tem permanecido completamente inconsciente disso. O Ocidente conhece professores, mas não Mestres. Os professores são os que te ensinam a Verdade. Um Mestre é quem faz você sentir o sabor. Um professor pode ser alguém que não conhece a si mesmo, pode ter aprendido com outros professores. Procure um Mestre; professores há muitos. Os Mestres são poucos.

E como você procura um Mestre? Movimente-se. Quando você ouvir dizer que alguém se tornou Iluminado, você vai a ele e fica à sua disposição. Não seja um pensador; só, antes, um ser amoroso, porque o Mestre é encontrado através do sentimento. Um professor pode ser encontrado através do pensamento, pela lógica e por seus argumentos. Alimente=se do Mestre, beba o Mestre. Ouvir não ajudará, ler não ajudará, porque ele é um fenômeno vivo, a energia está nele. Se o beber e o comer, então, e somente então, você será consciente de uma diferente qualidade do ser.

Uma grande receptividade é necessária; uma grande e feminina receptividade é necessária para se encontrar um Mestre. Se você está disponível e encontra um Mestre vivo, algo de repente surge. Nada você tem a fazer, a não ser permanecer ali. É tão vital o fenômeno de energia que, se você está disponível, algo simplesmente surge e você é apanhado. É um fenômeno de amor. Você não poderá provar a ninguém que encontrou um Mestre. Não há prova. Não tente isso, porque qualquer um pode fornecer a você prova contrária. Você encontrou e sabe disso. Provou e sabe. Esse conhecimento é do coração, do sentimento.

Diz Tilopa: Se alguém quer lutar pela libertação precisa confiar num Guru.
Quando a tua mente recebe a bênção dele o despertar está próximo.


A própria palavra guru é significativa. A palavra mestre não tem o mesmo sentido. O Mestre parece ser alguém que dominou alguma coisa, passou por um longo treinamento, é se disciplinado, é um Mestre. Um Guru é totalmente diferente.

A palavra Guru significa alguém que é pesado, muito pesado; pesado de energia e do Desconhecido, pesado do Divino, pesado como uma mulher grávida.

Um Guru está grávido de Deus. Por isso é que, no Oriente, chamamos o Guru o Próprio Deus. O Ocidente não pode entender isso, porque acha que Deus significa o Criador do mundo. Aqui não nos preocupamos com o Criador. Chamamos Deus ao Guru. Por quê? Porque ele está grávido do Divino, está pesado do Divino e pronto para derramar. Só a tua sede, sede da terra, é necessária.

Ele nada dominou, realmente; não passou por treinamento algum, não se disciplinou, não há arte em que se tenha feito mestre - não. Ele tem vivido a vida em sua totalidade, não disciplinada, mas desprendida e naturalmente. Não forçou a si próprio. Tem-se movido com os ventos, permitido que a natureza tome seu próprio curso. E, através de milhões de experiências e sofrimentos, dores, beatitudes, felicidades, amadureceu, fez-se maduro.

Um Guru é um fruto maduro que só espera cair, de tão pesado.

Se você estiver pronto para recebê-lo, ele pode cair para em você.

Um Guru é algo totalmente Oriental. O Ocidente ainda não tomou conhecimento dele. No Ocidente é difícil entender: Por que me curvar diante de um Guru? Por que dobrar a cabeça aos pés dele? Isso parece humilhante. Mas se você quiser receber, é preciso se curvar. Ele está pesado, pode derramar; você tem que se curvar, pois, de outra maneira, você não receberá.

Quando um discípulo, tomado de total confiança, curva-se aos pés de seu Mestre, algo está acontecendo ali, algo que não é visível aos olhos. Uma energia está fluindo do Mestre, entrando no discípulo. Algo invisível para seus olhos está acontecendo ali. Se você se tornar consciente, também poderá ver; é a aura do Mestre, seu arco-íris, derramando-se sobre o discípulo. Você verá, realmente, que isso acontece.

O Mestre está pesado de energia Divina. Possui infinita energia e pode derramá-la sobre infinitos discípulos. Pode trabalhar, sozinho, com milhões de discípulos. Jamais está exausto, agora que se conectou com o Todo, que encontrou a fonte de tudo. Através dele, também você pode dar o salto sobre o abismo. A entrega a Deus é difícil, porque você não sabe onde Deus está. Ele jamais deu seu endereço a ninguém. Mas poderá encontrar um Guru. Se você me perguntar o que é um Guru, eu direi você que um Guru é o endereço de Deus.
Quando a tua mente recebe a benção dele, o despertar está próximo."

Osho em O Livro dos Segredos III

Comentários

  1. Osho, para mi el filósofo más importante del siglo. Cada libro suyo es una joya, cualquier página que leas, al azar, contendrá una reflexión sabia. Gracias por tu blog

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Osho é verdadeiramente un maestro! Gracias por su visita! Namastê!

      Excluir
  2. Osho é um Mestre verdadeiramente transformador. Tenho uma gratidão imensa por seus ensinamentos que tem tido um impacto transformador e libertador na minha vida. Amo Osho !

    ResponderExcluir
  3. Não tive a oportunidade de ver o grande mestre Osho ainda vivo. Mas a presença dele é constante na minha caminhada . Gratidao pelo blog.

    ResponderExcluir
  4. Osho é um mestre que transforma e liberta. Tenho uma imensa gratidão por seus ensinamentos que ao longo destes 10 anos como sannyasin tem sido tremendamente impactantes na minha vida. Gratidão Amado Osho! Namastê!

    ResponderExcluir

Postar um comentário