Todos estão no Ser - Ramana Maharshi



Sri Ramana Maharshi: Quase todos os seres humanos são mais ou menos infelizes porque quase todos desconhecem o verdadeiro SER. A real felicidade está no Autoconhecimento. O resto é efêmero, passa com o tempo.
Conhecer seu próprio SER é estar sempre no estado de felicidade (Ananda). 

Pergunta: O mundo está progredindo agora?

Maharshi: Isso que governa o mundo é UM; Quem deu vida ao mundo sabe como cuidar dele.
Se nós progredimos, o mundo progride também. Assim como você é, assim é o mundo. Sem compreender o SER, como queremos compreender o mundo?
Sem Autoconhecimento, o conhecimento do mundo não tem utilidade alguma. Olhe o mundo através dos olhos do seu SER SUPREMO.

Pergunta:É muito difícil para os ocidentais voltarem-se para dentro de si mesmos?

Maharshi: Sim. Por serem Rajásicos*, a energia deles vai para fora. Devemos estar quietos por dentro, não esquecendo do SER. Externamente então, podemos continuar com as nossas atividades. O homem que representa no palco e faz o papel feminino, esquece de que ele é homem? Igualmente, nós também devemos dar a voz ativa em nosso papel no palco da vida, porém, não devemos identificar-nos com esse papel.

Você pode continuar com a sua administração pública, pode continuar no mundo, viver a vida de um homem casado como antes. Pode assumir o papel que transcenda todos os papéis; apenas não esqueça do UM.

Mantenha sua mente Nele o tempo todo, não importa qual seja a coisa que na ocasião estiver fazendo.

Pergunta: Qual é a melhor maneira de se viver?
Maharshi: Ela difere conforme cada um, quer seja um Jnani** quer não. Um Jnani não acha nenhuma coisa diferente ou separada do SER.

Todos estão no SER.
O Universo e o que está além se encontram no SER. 


[*Rajásico referente à Rajas Guna ou Atributo da Natureza do dinamismo e mobilidade, paixões, impetuosidade, raiva, agitação.**Jnani: Buscador da Verdade.]

Sri Ramana Maharshi em Satsang

Comentários

Postar um comentário