Otimismo x Pessimismo...



"Há duas atitudes que dividem as pessoas em dois perfis: a primeira é uma contínua queixa, a outra um constante sorrir.
A vida é a mesma, se a chamamos de boa ou má, correta ou incorreta, ela é o que é, e não pode ser de outro modo.
Existem aqueles indivíduos que se queixam de manhã a noite, e nunca tem fim suas lamentações. Outros queixam-se da saúde, de si próprios, e transformam suas vidas em uma sucessão de lamentos.

O magnetismo é uma coisa necessária a todos os seres. A falta de magnetismo torna a vida penosa. A tendência à depreciação por tudo, rouba-nos uma grande parte desse magnetismo que é tão necessário à vida.(...)
O mundo é um lugar onde não podemos entrar sem um passaporte, e esse passaporte é o magnetismo; aquele que for desprovido dessa força será rejeitado em toda parte.(...)
Por isso, devemos buscar sempre para o lado brilhante de tudo, especialmente para aqueles que procuram Deus e a verdade, para esses há alguma coisa a mais, ou seja, olhar o mundo e ver que através de todas as obras há Deus que é justo e perfeito e tornar-se-ão certamente mais confiantes.

A atitude de ver tudo com um sorriso, é indício de uma alma santa.
Um sorriso dispensado a um amigo, um sorriso a um inimigo mesmo, vencerá finalmente, pois essa é a chave que abre o coração do homem.

Como a claridade do sol exterior ilumina o mundo inteiro, assim a claridade do sol interior, se ele externasse, iluminaria a vida toda, apesar de todos os erros aparentes, apesar de todas as limitações.

Deus é felicidade. A alma é felicidade. O espírito é felicidade.

Não há lugar para tristeza no reino de Deus. Aquele que priva o homem da felicidade, o priva de Deus e da Verdade.
Pode-se começar a aprender a sorrir, apreciando as pequenas coisas boas que se introduzem pelo caminho de nossa vida e não dando muita atenção a coisas que não são tão boas.
Não nos preocupemos demais com coisas desnecessárias na vida, as quais nada mais trazem senão desgosto. E encarando a vida com uma atitude de espírito de esperança, com uma perspectiva otimista, o homem terá força para levar luz onde há trevas.

Bom humor é vida, mau humor é morte.
A vida atrai a morte repele.
A luz do sol que vem da alma, surge através do coração e manifesta-se no sorriso do homem; é realmente a luz dos céus. Nessa luz muitas flores crescem e muitos frutos amadurecem..."
Hazrat Inayat Khan em A mensagem Sufi III

Comentários