Imanência...


"Tilopa vê as coisas em sua inteireza, não tem escolha.
Vê tanto a manhã como a noite, juntas,
Vê tanto a dor como o prazer, juntos,
Vê tanto o nascimento como a morte, juntos.
Não tem escolha própria.
Não é pessimista, nem otimista - ele vive sem esperança.

Essa é realmente uma dimensão maravilhosa para nela se viver: viver sem esperança.
Só pelo uso da expressão "sem esperança" sente dentro de você, que isso é algo pessimista, mas isso só acontece por causa da linguagem.
O que Tilopa está dizendo está para além da linguagem.
Ele diz: A suprema realização é compreender a imanência sem esperança.
Você simplesmente compreende a você mesmo em sua total inteireza, tal como é; e simplesmente você é aquilo! Não há necessidade de qualquer melhoramento, desenvolvimento, crescimento - não há necessidade.

Desde que compreenda isso profundamente, de repente, todas as flores e todos os espinhos desaparecerão, o verão e o inverno desaparecerão. Nada ficará - porque o apego desapareceu.
Se você aceita o que é, como é, não há mais problemas, nem perguntas, nada mais a ser solucionado - você simplesmente é aquilo.
Então, vem a celebração, mas não há esperança. Essa celebração é somente um transbordamento de energia. Você começa a florescer não em direção a algo que está no futuro, mas porque não pode agir de outra maneira.
Quando alguém compreende a inteireza do Ser, o florescimento começa; esse alguém vai florescendo, florescendo e celebrando, mas não por qualquer coisa visível.
Por que sou feliz? Que tenho eu que você não tenha? Por que sou sereno e tranquilo? Consegui algo que você não conseguiu? Cheguei a alguma coisa que você não chegou? - Não.
Eu simplesmente relaxei, na inteireza. Seja o que for - bom ou mau, moral ou imoral - seja o que for, simplesmente relaxei nessa inteireza, e abandonei todos os esforços para melhorar e abandonei todo o futuro.
Abandonei a esperança, e com o abandono da esperança tudo desapareceu. Estou sozinho e simplesmente feliz, sem qualquer motivo; simplesmente silencioso agora, sem esperança.
Não sei como criar qualquer perturbação. Sem esperança, como pode criar qualquer perturbação em seu ser?

Lembre-se disso: todo esforço leva-o a um ponto no qual você deixa todo o esforço e fica sem esforço. E toda pesquisa leva-o a um ponto em que simplesmente encolhe os ombros e se senta sob uma árvore instalando-se ali.
Cada viagem termina na mais profunda inteireza do Ser - e você obtém isso a todo momento. Portanto trata-se apenas de uma questão : tornar-se um pouco mais consciente.

Que há de errado com você? Vi milhões de pessoas, mas não vi uma só que realmente tivesse algo errado; ela é que criava o erro. Você é o criador de doenças, erros, problemas.. até que então, os repele - como solucioná-los? Primeiro você os cria, e então começa a expulsá-los. Porque começa por criá-los?

Basta que abandonemos a esperança, o desejo e simplesmente veja o que você é: apenas feche seus olhos e veja que você é, e só! Mesmo num pestanejar é possível fazer isso, não há necessidade de tempo. Se estiver pensando que demanda tempo, crescimento gradual, então isso é coisa da sua mente - você precisará de tempo; mas de outra maneira, o tempo não é necessário.

A suprema realização é compreender a imanência...isso é o que deve ser alcançado, e é inerente a você. Essa é a significação da imanência: tudo o que deve ser alcançado já está dentro de você. Você nasceu perfeito. Isso foi o que Jesus quis dizer quando falou : " Eu e meu Pai somos Um". Que estava ele dizendo? Estava dizendo que você não pode ser senão o Todo, porque você provem do Todo!
Pode tomar um punhado de água do oceano e prová-la: o gosto é o mesmo em todo o oceano. Numa simples gota de água do mar, pode encontrar toda a química do mar. Se compreender uma simples gota de água do mar, compreenderá todos os mares, no passado, no presente e no futuro - porque a pequena gota é uma miniatura do oceano. E você é o Todo em forma de miniatura."
Osho em Tantra a Suprema Compreensão

Comentários