Homem sábio...


"O homem sábio quer apenas que vocês tenham discernimento das coisas, para que tenham luz própria. Mas vocês não querem o discernimento; querem instruções claras.
Não querem ver a si mesmos; querem ser guiados.
Não querem aceitar a responsabilidade por si mesmos; querem jogar toda a responsabilidade sobre os ombros do mestre, sobre os ombros do homem sábio.
Só então vocês se sentem tranquilos. Agora ele é o responsável; se algo der errado, ele é o responsável.
Mas tudo vai dar errado porque, a não ser que vocês assumam a responsabilidade, nada jamais vai dar certo.
Ninguém consegue fazer as coisas dar certo com vocês, exceto vocês mesmos.
Uma pessoa verdadeira religiosa nasce no momento em que aceita a responsabilidade por si mesma, no momento em que diz;"O que quer que eu seja neste exato momento e, se eu quiser mudá-la. Ninguém pode me impedir - nenhuma economia, nenhuma coersão social, nenhum estado, nenhuma história, nenhuma economia, nenhuma inconsciência, pode me impedir.
Se eu estiver determinado a mudar minha escolha, posso mudá-la."
Osho em Autobiografia de um Mistico Espiritualmente Incorreto.

Comentários