Meditação: Porque? Para que?


Qual exatamente a importância da meditação? Para que serve?

Há dois pontos a serem vistos.
O primeiro ponto da meditação é aprender a centrar a mente. Desenvolver uma mente focada, capaz de estar presente, alerta, consciente deste momento, sem vagar excessivamente.

O segundo ponto da meditação é aprender a observar o pensador e a se estabelecer cada vez mais como o silêncio observador.
Como experiência, quando estiver sozinho, observe como seus pensamentos funcionam,
notando como acontecem na sua mente.

Treine a atenção para que possa observar cada vez mais e com mais clareza. Veja que tudo que acontece é uma experiência. Por trás de toda experiência há um observador consciente dela. Temos que aprender a notar este observador. Com o tempo, isso se tornará sua natureza.
Observar é sua natureza, mas no momento “parece” que não, devido a muita identificação com os pensamentos. Substitua gradualmente todo “eu faço” por “eu observo o corpo fazer”. Substitua o “eu penso” por “observo a mente pensar”.

Gostaria de alguns toques úteis para que a meditação possa acontecer mais fácil para mim.
1) Aceite você mesmo. Celebre você mesmo como você é.
2) Não crie separação entre você e Deus.
3) Ame a si mesmo. Amar é perdoar. Perdoar é aceitar o que É.
4) Ame a todos ao notar e compreender que Somos Todos Um na brincadeira da Consciência Divina de procurar por si mesma através de você.
5) Aprenda que a meditação e a oração é um estado de quando você está totalmente agradecido ao universo, tão agradecido que você se desmancha no cosmos, sem nome, sem destino, sem identidade. Apenas presente em tudo que há.
6) A mente criativa é um co-criador

Lembremo-nos de que a Inteligência Infinita se expressa através dessa mente criativa. A mente negativa é apenas uma parte ignorante dessa Inteligência Universal. A mente negativa é quando essa Inteligência está inconsciente de Si mesma. Portanto, em realidade, não há negatividade nessa Potencialidade Infinita, mas apenas em uma “pessoa” que ainda não reconheceu totalmente sua relação com a divina inteligência da Vida.

Ou seja, toda negatividade é um não-reconhecimento da nossa comunhão com Deus, que é esta Inteligência e Sabedoria Infinita. Negatividade existe apenas na mente.
É por isso que muitos mestres dizem que a negatividade é uma ilusão. O que eles querem apontar é que a sabedoria revela que negatividade é ignorância de nossas mentes. Na completa iluminação, tudo é visto como possibilidades infinitas. A ilusão é reconhecida como ilusão, e a mente não mais se enreda nos jogos da ignorância."
Swami S. Naseeb em Vida Iluminada

Comentários