Idéia de eu...


"Buda diz que essa idéia do eu é um mal-entendido.
Você é, mas não é um eu.
Você é, mas não está separado do universo.
A separação é a idéia básica de conceito do eu; se estou separado de você, então eu tenho um eu; se você está separado de mim, então você tem um eu.
Mas Buda diz que a existência é uma só.
Não há fronteiras, ninguém está separado de ninguém mais.

Vivemos num oceano de consciência, somos uma só consciência, iludidos pelas fronteiras do corpo, iludidos pelas fronteiras da mente.
E por causa do corpo e da mente e da identificação com o corpo e com a mente, achamos que estamos separados, achamos que somos "eus".
É assim que criamos o ego.
É como... Você vê a Índia no mapa, mas na própria terra não existe a Índia; apenas nos mapas dos políticos. No mapa você vê o continente Americano, o Africano como coisas separadas, mas no fundo, sob o oceano, a terra é uma só. Todos os continentes estão unidos, eles são uma só terra.

Estamos separados apenas na superfície. Quanto mais fundo formos, mais a separação desaparece. Quando chegamos a essência do nosso ser, subitamente ele é universal, e não existe o eu nele, nenhuma alma separada."
Osho em Buda sua Vida e seus Ensinamentos

Comentários