Auto cura...


"O processo de auto cura necessita de uma base vigorosa, feita de relaxamento, alegria, amor e compaixão. Precisamos relaxar o corpo, e equilibrar as emoções e afastar a nossa energia dos pensamentos negativos. Podemos então começar a afrouxar as nossas coações - a nossa ansiedade, a tensão, a preocupação e o medo.

À proporção que ficamos mais abertos, experimentamos um sentido de libertação e a energia está livre para fluir dentro de nós.
Existem vários métodos específicos que podemos empregar na cura, tais como meditação, mantras, visualizações e vários exercícios físicos, danças, mas o processo fundamental é relaxar-nos e equilibrar a nossa energia.
Quando você estiver num estado muito emocional, sente-se e respire de uma forma suave e delicada. Não dê atenção às suas emoções, mas simplesmente acompanhe e siga a sua respiração e o ritmo dela. Esse ir atrás da sensação de sua respiração fluindo através do seu corpo pode ajudá-lo a acalmar e a curar o corpo e a mente confusa.

Quando você tiver um bloqueio físico ou emocional, reflita numa lembrança alegre ou visualize um formoso jardim; imagine o que quer que lhe agrade e que o faça feliz. Fazendo assim, sua mente e seu corpo naturalmente se tornarão mais lentos, relaxados. Através do relaxamento você pode começar a selecionar seus sentimentos e emoções e a trabalhar com eles, simplesmente vendo-os como ondas que se erguem do oceano da consciência. A sua tensão e o aperto se afrouxarão, e você se tornará mais calmo e pacífico, simplesmente observando as emoções e os pensamentos que apenas passam pela tela da sua consciência pacífica.

Essas duas práticas simples de relaxamento o ajudarão a conseguir a integração do seu corpo, da sua mente, e dos sentidos, de modo que possam funcionar juntos, de maneira harmoniosa.
Essa integração do corpo-mente-emoções, é uma condição essencial de saúde e de felicidade.(...)

Nós mesmos somos o remédio para restaurar esse equilíbrio interior, porque nosso corpo todo, em essência é um universo; do ponto de vista químico, todo o nosso sistema é auto-suficiente - podemos abrir-nos as energias positivas e canalizá-las através do corpo.
À proporção que desenvolvemos essas energias positivas, elas aprimoram o nosso corpo e o transformam em canais saudáveis, claros e abertos.
A partir de então, quaisquer que sejam as experiência vividas, permaneceremos equilibrados."
Gestos de Equilíbrio por Tarthang Tulku

Comentários