Inteligência, Criatividade e o Ser...

"Nenhuma pessoa inteligente está interessada em dominar os outros.

Uma pessoa inteligente está interessada em conhecer a si mesma.


Assim, a mais alta qualidade da inteligência vai em direção a mística interna e a mais medíocre vai atrás de poder.

Esse poder pode ser mundano, político, pode ser de dinheiro...pode ser de ter domínio espiritual sobre milhões de pessoas - mas a ânsia básica é domo dominar cada vez mais pessoas.

Essa ânsia surge porque você não se conhece e não quer se conhecer. 
Você tem muito medo de se tornar consciente da ignorância que predomina no próprio centro de seu ser;

Você escapa dessa escuridão através de métodos - desejo por dinheiro, por poder, por respeito, por honra;E um homem que tem trevas dentro de si pode fazer qualquer coisa destrutiva.

A criatividade é impossível numa pessoa assim, porque a criatividade surge a partir da sua consciência, de estar alerta, tendo luz e amor.

A criatividade não está interessada absolutamente em dominar ninguém - para quê?
O outro é o outro. Ninguém quer dominar ninguém, nem quer ser dominado por ninguém. (...)

A liberdade é o próprio sabor de se estar alerta.

A liberdade é o seu florescimento, sua flor de lótus abrindo-se ao sol da manhã. E a menos que isso aconteça, você não pode encontrar contentamento plenitude, nem a paz que se sente, quando se chega em casa.

Todos estão carregando seu lar dentro de si. 
Você não tem de ir a lugar nenhum; tem apenas que parar de ir buscar fora, de modo que você possa permanecer onde está, permanecendo em você mesmo.

Simplesmente seja!
E nesse silencio absoluto de ser, estão escondidos todos os mistérios da existência.

Não busque o lar, porque não existe nenhum.
Busque a você, porque existe um!"
Osho em Pepitas de Ouro

O auto conhecimento por si só, já significa uma profunda inteligência e criatividade em ação.

A mente quando chega ao ponto de não mais se satisfazer com as coisas externas, periféricas da vida, e vê nascer em si mesma, uma curiosidade, uma busca um anseio em saber da sua fonte, da sua origem, eis que nasce aí uma profunda e verdadeira sabedoria.

Nesta busca, todos as tentativas de dominação caem. E nasce um profundo amor e compreensão pela descoberta da igualdade. Vemos emergir um sentimento de pertencer, de família, de casa. Caem as divisões, e passamos a nos relacionar com todos e com tudo com uma incrível e bela inteligência afetiva, e desinteressada. Vemos a vida simplesmente como um grande e deslumbrante mistério a ser vivido momento a momento, e não existe mais nenhum interesse, nem qualquer resquício do que seja poder, ganho, domínio..entramos na dimensão da inteligência pura, instantânea e generosa.

Estamos em casa...
Vivemos em comunhão...
Todos são importantes, são únicos e embelezam mais ainda o grande lar cósmico... que é de todos...e naturalmente inclui a todos ...
Amor
Lilian 

Comentários

  1. Lílian, adoro sua página. Estou sempre visitando você e buscando em seus textos esse diálogo com meu interior. Sempre encontro boas leituras que considero reflexões.Um abraço

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Agradeço sua presença e seu carinho!! Abração pra você tambem!! Namaste.

      Excluir

Postar um comentário