Turquia deslumbrante!!


Meus queridos (as )!! 
Acabo de regressar de uns lugares mais incríveis que já visitei. Fiz uma viagem incrível pela Turquia e Capadócia, DIVINOS!! 
Tivemos o privilégio de sermos guiados pelos queridos Esra Duru e Erdal Turan, que foram luz e alegria na nossa viagem. Agradeço de coração por tudo que vocês nos proporcionaram nestes dias maravilhosos!! 
Clique aqui e ouça Gülümcan - um hino de amor a Turquia

Começamos por Istambul, uma verdadeira efervescência!!
Lá se vê pessoas do mundo todo, misturadas, convivendo, Ocidente e Oriente estão em completa sintonia.
Centenas de Mesquitas com seus belos e imponentes minaretes, pássaros aos milhares voam no céu azul intenso, e os barcos no Bósforo, formam um poema vivo.


Em frente a Mesquita Azul
Interior da Mesquita Azul
Se respira uma mistura de história, especiarias, sonhos e fé, uma cidade belíssima, repleta de rosas, rosas e mais rosas, flores aos milhares, tulipas e os famosos cafés, sempre cheios e a alegria no ar... 
Ladeiras repletas de pessoas caminhando sorridentes, e o por do sol estonteante tendo ao fundo a Mesquita azul e a grande e bela Santa Sofia, é mesmo de tirar o fôlego.
Santa Sofia é a antiga basílica ortodoxa, que foi transformada em mesquita e atualmente é um museu. 
Mergulhar na atmosfera de devoção e todo o encantamento de milhares de peregrinos que vão ali anualmente renovar seus votos e sua fé.


Interior da Santa Sofia
Istambul é um poema vivo. Nada pode descrever a sensação de plenitude que senti ali. Movimento e repouso em perfeita sintonia... 
O silencio perene gerador de todos os sons, cores, sabores e sensações... 



Istanbul
Infinitamente belo, o Grande Bazar é um desafio aos olhos, cores infinitas, formas, objetos, sons, falas, diversão, negócios, tudo acontecendo ao mesmo tempo, e o mesmo silencio profundo permeando todas as falas. O mercado das especiarias é perfume inebriante, doces turcos dos mais diversos, temperos, chás, e um encantamento dos sentidos que nos faz viajar...
Conheci o delicioso café turco, o suco de romã e o famoso azeite de romã! 
Deliciosos!!


No Grande Bazar
Partimos para a região da Capadócia ou Kapadókia!!!
Lá se sente o puro silencio, silencio absoluto... e paz...
Lugar os primeiros cristãos encontraram um local para viver, e ali criaram as primeiras igrejas, cavadas nas rochas. Ainda hoje pode se ver a beleza e a simplicidade com que viviam.

A Capadócia é uma das melhores regiões do mundo para se voar de balão, e posso garantir, que voar de balão no raiar do dia foi uma das experiências mais sublimes que já vivi. Suavidade absoluta, sendo levado apenas pelo ar quente, flutuando sem nenhum ruído, e vendo ao longe os primeiros raios de sol, sentindo a natureza acordando, nos dando as boas vindas... cercada de amigos, pudemos mergulhar neste momento mágico em que tudo está perfeitamente incluído. 

Ver do alto aquelas imensas formações de pedra, que nos pareceram tão pequeninas lá de cima, e ao horizonte infinito dar graças pela vida e pelo instante... pura emoção... amor e gratidão infinita...


Capadócia vista do balão

Maravilha!! :)
Pude meditar no mausoléu de Mevlana Rumi, em Konya, e sentir o quanto sua luz, sabedoria e poesia são eternas, seus ensinamentos e belezas que deixou, permanecem vivos nos corações de milhares de pessoas. 

Rumi é pura luz, e estar ali, sentir sua presença foi um imenso presente...

Mausoléu de Mevlana Rumi em Konia
Fomos a uma meditação Sufi, ( o giro Sufi ) dos Dervixes, simplesmente divino. Silencio absoluto, em meio ao giro do Universo dançante... nenhuma explicação é possível, apenas se sente a fluidez do amor e da gratidão acontecendo fora, enquanto o silencio perene permanece intocável...


Dervixes


Meditação dos Dervixes rodopiantes na Capadócia

Partimos para Pamukkale e suas piscinas naturais lindíssimas! Águas termais em uma formação geológica belíssima!!
 Encantos naturais da Turquia, fascínio para os olhos, para o corpo e a alma...



Pamukkale e suas piscinas naturais
De lá partimos para Éfeso, um museu a céu aberto, belíssimo!!! Passear pelas ruas da antiga Éfeso, descobrir sua história e suas belezas ainda tão preservadas, foi uma surpresa para todos nós... 


Éfeso
Visitamos a casa onde segundo historiadores, a Virgem Maria, mãe de Jesus viveu seus últimos dias, juntamente com São João. 
Um lugar simples, mas belo, com uma atmosfera serena e pacífica.
Se sente uma doçura no ar... 


Casa de Nossa Senhora em Éfeso
De lá fomos a Tróia, uma cidade moderna, lindíssima, que guarda as relíquias históricas da antiga e famosa Tróia. Aprendi que na verdade existiram 9 Tróias, isso mesmo! uma sobre a outra, e que as escavações tem muito ainda para se descobrir. Uma beleza!

Aprendemos muito sobre a fabricação dos tapetes persas, toda a produção de seda e tingimento dos fios de seda; os belos artesãos que criam jóias lindíssimas com as famosas turquesas turcas, que são as mais belas do mundo.

Chegamos a Çanakkale e atravessamos o estreito de Dardanelos de ferry boat, também um lugar de sublime beleza.

A Turquia deixa em mim um profundo sentimento de amor e de gratidão... 
Silencio e Celebração... 
História e Atualidade... 
Aventura e Paz...

Poder estar ali, mergulhar naquela cultura, sentir todo o clima de espiritualidade, de silencio, de fé, de história, sentir o gosto da aventura, de experimentar coisas novas e conhecer pessoas maravilhosas vai ficar para sempre gravado na minha alma e no meu coração...

Agradeço a Esra e Erdal por todo carinho conosco, e espero de coração poder encontrá-los em breve!


Nossos queridos Esra e Erdal - Gratidão!
Amigos queridos!! Saudades!!!
Aos queridos amigos e companheiros de viagem: Ao meu amado Ricardo, Clara, Claudia, German, Ana Lúcia, Silvia, Socorro, Felipe e Sônia beijos carinhosos nos corações de vocês!! 
Agradeço ter conhecido cada um de vocês e ter podido experimentar tantas belezas juntos!!

Obrigada Turquia!
Espero nos vermos em breve!!

Eğer Türkiye'yi ederiz! 
Sanırım yakında bizi görmek umut!  :)

Amor 
Lilian

Comentários

  1. Realmente foi uma viagem muito linda. Çok Tessekur ederim (Muito Obrigado) a todos. Muito bonito este texto. Bjs.

    ResponderExcluir
  2. Viajei por aqui. Lindo mesmo! Bjs

    ResponderExcluir

Postar um comentário