Dependências - J.Krishnamurti


"Participante: Como transpôr as defesas cultivadas na infância?

J.Krishnamurti: Você iria a um psicanalista? Iria? Espere, não diga não! É assim que eles existem! Eles são os padres modernos. Agora você iria a um psicanalista, psicoterapeuta, psico... assim por diante. Há uma grande variedade desses homens da medicina.

Desculpe, eu não estou sendo rude com eles. 

Estou apenas perguntando, você iria a eles? É a maneira mais fácil, não é?
E pensamos que eles resolverão todos os problemas da infância. Eles não podem. Eles talvez os modifiquem um pouco. Eles mesmo o dizem.

Então o que você fará? Não há ninguém para recorrer.Certo?

Você encara isso, senhor? Não há ninguém!
Seu guru, Deus, padre, psicanalista, incluindo Krishnamurti.. ninguém a quem você possa recorrer, o que você fará?
Você já encarou isso, esse fato, de que você não pode.(...)

O conhecimento psicológico que você desenvolveu desde a infância,que se torna neurótico, a maioria das pessoas são neuróticas de alguma forma.
Não há ninguém na terra ou no céu a quem você possa recorrer, o que você fará?

Como você descobriria que você é neurótico? Não alguém dizendo que você é neurótico, porque a maioria das pessoas é neurótica. Alguém me diz que sou neurótico, é a panela chamando a chaleira e queimada.. certo?

Então, como descobrirei que sou neurótico?
Eu quero descobrir? Se sim, como saberei, como verei?
Será que eliminei realmente do meu pensamento, da minha mente, a ideia de que alguém vai me ajudar?

Você entende senhor? Veja o que eu fiz.Vocês entendem?
Procurar alguém para me ajudar, pode ser a essência da neurose.
Pergunto-me se vocês entendem isso? Não importa.

Então o que farei?
Como saberei, em um mundo que é quase todo neurótico? Todos os meus amigos, minhas relações, estão todos levemente desequilibrados.E provavelmente eu estou desequilibrado também.

Então o que devo fazer? Sabendo que não há ninguém a quem eu possa recorrer? Não há confissão, tudo isso,ninguém. Então, o que devo fazer?

Você vê o que me aconteceu, senhor? Vocês não estão vendo!

Como não posso recorrer a ninguém, então o que está ocorrendo em minha mente, quando eu dependia dos outros? Dos livros, dos psicólogos...(estão acompanhando?)..de autoridades, o que aconteceu com a minha mente?

O que acontece a sua mente, se você realmente percebe que não pode recorrer a ninguém? (...)

Será que a neurose é resultado das dependências? Eu dependo da minha esposa, dependo do médico, dependo de Deus, dependo dos psicólogos..vocês vêem? Estabeleci uma série de dependências ao meu redor, na esperança de estar seguro naquela dependência. Certo? E descubro, que já não posso depender de ninguém, o que acontece?

Oh, vamos, o que acontece quando você não depende? (...) Estamos trazendo uma tremenda revolução, uma revolução psicológica. Certo? E vocês não estão dispostos a encará-la.

Eu dependo da minha esposa.E ela me encoraja a ser dependente dela. Ou eu, etc, ambos os lados. Então você me diz: Isso é parte da sua neurose.Eu não descarto isso, eu examino. Então, posso me libertar, não depender da minha esposa, psicológicamente, é claro. Vocês o farão? Não, não farão porque estão amedrontados. Vocês querem algo dela, sexo ou isso ou aquilo. Ou ela o encoraja em suas ideias, ajuda-o a ser dominante, ajuda-o a ser ambicioso, vocês vêem?
Ela diz: "Você é um filósofo maravilhoso".

Então, enxergar que o próprio estado de dependência de alguém, pode ser a profunda neurose psicológica; e quando você quebra esse padrão, o que acontece? Você está livre! Está curado!

Quando você está livre da igreja, dos padres, dos papas.. vocês entendem? Da coisa toda.. Você entende o que lhe acontece, qual o estado da sua mente?

Você precisa ter uma mente e tanto para descobrir a verdade.
A dependência tem sido desde a infância, tem sido um fator contra a dor, contra o sofrimento, para o conforto, para o sustento emocional, para o encorajamento. E tudo isso foi construído em você, você é parte daquilo. Se você diz: "Chega de autoridade religiosa", você sabe o que acontece?

Participante: Cristo disse...

J.Krishnamurti : Antes de Cristo houve Buda, 500 AC, antes dele havia outra pessoa. Então, não é apenas essa pessoa que de repente descobriu. Esse é o seu condicionamento de 2000 anos; como na Índia eles são condicionados por 3000 anos.

Essa mente condicionada nunca poderá descobrir o que é a verdade.

Vocês podem reverenciar suas imagens,apreciá-las, mas isso não é a verdade.
Não joguem bombas..(risos..)

Então senhor, isso significa: Não depender de nada significa que você está só.
Você sabe o que a palavra ( alone em inglês ) significa?
All + one = Todo Um.

Isso é SANIDADE.
Essa sanidade traz racionalidade, claridade, integridade."

J.Krishnamurti - Palestra em Ojai Califórnia - 1980

Comentários