Osho...


"A iluminação não é algo a ser alcançado, é algo a ser vivido.
Quando afirmo que alcancei a iluminação, quero dizer simplesmente que resolvi vivê-la.
Só isso! E desde então a tenho vivido. É a decisão de não querer mais criar problemas - só isso.
É a decisão de parar com toda essa besteira de criar problemas e encontrar soluções.
Toda essa baboseira é um jogo que você joga consigo mesmo - você se esconde e você mesmo procura, interpretando os dois papéis.
E você sabe disso! É por isso que, quando falo disso, você ri.
Não estou falando de nada ridículo - você compreende.
Está rindo de si mesmo. Observe-se rindo, veja seu sorriso - você compreende. Tem que ser assim porque é seu jogo: você se esconde e aguarda ser descoberto por si mesmo.
Pode se encontrar agora mesmo, porque é você que se esconde.
É por isso que os mestres zen batem na cabeça das pessoas.
Sempre que alguém diz: "Eu gostaria de ser um Buda", o mestre fica muito zangado. Pois a pessoa está dizendo bobagem.
Ela é um Buda. Se o Buda vem até mim e pergunta como ser um Buda, o que posso fazer?
Bater-lhe na cabeça. "Quem você acha que está enganando? Você é um Buda."
Osho em A música mais antiga do universo

"Jesus disse: "Eu sou o Todo." Você também é o Todo — Jesus está dizendo aquilo que deveria ser simplesmente conhecido por todos, ser sentido por todos.
Você é o Todo, é a Fonte de Tudo, e o Todo está se movendo na sua direção.
Jesus é um representante do que você é.
Ele não está dizendo nada sobre si mesmo, está dizendo algo sobre você.
Você é a semente de mostarda, ele se tornou a árvore — ele está afirmando algo sobre você.
Está dizendo: "Eu sou o Todo."
O que isso significa? Significa que você também pode se tornar o Todo.
Você já é o Todo, mas não tem consciência disso."
Osho, em A Semente de Mostarda

Comentários

  1. Ah, Lilian...inspirativo este cantinho de leitura que criaste...Sento-me junto às borboletas e sorrio, porque sorrir e borboletear é a essência de tudo que está aqui...
    Com carinho,
    Naseeb.

    ResponderExcluir
  2. Obrigada querido mestre e amigo!! É uma alegria ter você por aqui!! Seja bem vindo sempre!!
    :) Beijosss

    ResponderExcluir

Postar um comentário