Que sucesso é esse?


Nunca se falou tanto de sucesso nesse mundo...mas o que é isso afinal?

O que significa "ter" sucesso? Que coisa é essa que enlouquece as pessoas?

Ser famoso sempre fez parte da vida das pessoas...ao longo da história do mundo o se destacar dos demais era uma espécie de "meta de vida", objetivo até...e as pessoas sempre fizeram de tudo, para conquistar esse destaque.

Tudo pode vir a ser moeda de troca para se conquistar esse destaque. O dinheiro, a beleza, a inteligência, a simpatia, o poder, enfim as mais diversas ferramentas, mas o objetivo era sempre o mesmo. Muitos se submeteram a coisas absurdas para se chegar a um "possível" destaque, mesmo que fugaz, já estava valendo...
Hoje em dia não é diferente. Ser famoso, ser conhecido, ter prestigio parece ser de tão grande importância, que já desde pequeno se coloca na cabeça das crianças, que em qualquer profissão a fama deve estar incluída...chega a ser engraçado. Não basta ser um médico, mas médico famoso; não basta ser um artista, mas artista famoso; não basta ser um músico, mas um músico famoso...enfim esses velhos condicionamentos, tão conhecidos...

Daí eu pergunto: Que tal sucesso é esse? Sucesso de quê? Para quê?

O fato de ser conhecido, ou reconhecido faz mesmo TANTA diferença. Pesemos nisso...

Quando você resolve investir em alguma coisa que te dê prazer, te faça feliz, realizado, o simples fato de investir naquilo, seja profissão, relacionamento, bens, não importa, o processo já é em si o ganho...pois você se sente motivado, estimulado, os desafios são encarados como crescimento, as conquistas vem vindo, alguns tropeços, enfim....você é o caminho, o caminhante e também a chegada...seja ela qual for.
Dar-se conta que, cada passo do processo, é tão interessante, envolve toda uma dinâmica de fatores reais e subjetivos, a meta está sendo delineada, planejada, que quando é alcançada ( ou não as vezes...) é uma recompensa em si mesma. É o próprio sucesso, pessoal !!

A derrota também pode acontecer, como algo inerente a existência, isso leva a novas metas, novos ajustes e novos desafios...não é o fim da linha...mas apenas um desvio que se mostra necessário para aquela situação. Devemos estar sempre prontos para encarar essas mudanças de planos...nos adequar da melhor maneira possível, e seguir em frente.

Mas vejam que, a conquista quando chega, ela é o fim de um processo. O que valeu foi o processo em si. Esse é o sucesso, ele é movimento. Não é no final, mas é desde o inicio. E mais, ele se dá no intimo de cada um...muitas vezes em pequenas conquistas diárias...coisas insignificantes...que ninguém fica nem sabendo, só mesmo a pessoa... sucesso é isso.
Lidar com vitórias e derrotas faz parte de nossas vidas. Mas são na maioria das vezes subjetivas, em reflexões, em ideias, em soluções de problemas, em nossos corações...
Sucesso macro, que precisa do aplauso dos outros, que tem uma demanda do olhar dos outros, de aprovação etc. não é sucesso de fato, é mais um exibicionismo.
Sucesso pra mim, é bem diferente...
E cada um sabe, bem no fundo do coração, dos momentos que fomos vitoriosos plenamente, pois superamos a nós mesmos....
Amor
Lilian

Comentários