O Medo de envelhecer...



"Osho Porque tenho tanto medo de envelhecer? Como faço para me livrar desse medo?

A vida se vivida do modo certo, se vivida de fato, nunca tem medo da morte. Se você viveu a sua vida, dará as boas-vindas à morte, Ela chegará como um repouso, como um grande sono reparador. Se você chegou ao ápice, se chegou ao clímax, na sua vida, então a morte é um belo descanso, uma benção.

Mas, se você não viveu, então é claro que a morte causa medo. Se você não viveu então a morte certamente vai tirar de você o tempo, todas as oportunidades futuras de viver. O medo surge não por causa da morte, mas por causa da vida não-vivida.

E por causa do medo da morte, a velhice também causa medo, pois esse é o primeiro passo para a morte. Do contrário, a velhice também é bela. Ela é amadurecimento do seu ser, é maturidade, crescimento.
Se você viveu cada momento, todos os desafios que a vida oferecer e você aproveitou as oportunidades que a vida abre, se você ousou se aventurar rumo ao desconhecido que a vida lhe mostra e lhe convida a conhecer, então a velhice é um amadurecimento. Do contrário, a velhice é uma doença.(...)

Aqueles que vivem como se deve viver, aceitam a velhice com grande disposição, pois ela simplesmente significa que agora eles estão florescendo, estão realizados, serão capazes de compartilhar o que quer que tenham atingido.
Normalmente o que se vê é a velhice feia, porque ela é simplesmente uma doença. O seu organismo não amadureceu, só ficou mais doente, enfraquecido, impotente. Do outro modo a velhice é a época mais bonita da vida. Todas as tolices da infância já se foram, toda febre e paixão da juventude se foram...aflora uma serenidade, um silencio, uma meditação, um samadhi.

A velhice é extremamente bela e é assim que deve ser, pois toda vida caminha para ela. Ela deveria ser um apogeu. Como o apogeu poderia estar no começo? Como poderia estar no meio? (...) No Oriente nós nunca pensamos na infância nem na juventude como apogeu, o apogeu só vem no final. E se a vida flui de maneira certa, pouco a pouco você atinge cumes cada vez mais altos. A morte é o ponto culminante da vida, o crescendo..

Mas por que estamos deixando de aproveitar a vida? Por que estamos ficando velhos e não estamos amadurecendo? É que você viveu do modo errado, você cumpriu um acordo, em vez de viver de verdade.
Quando você era criancinha você concordou em ser alguém que você não era, foi aí que você se desviou do caminho. Por influencia dos pais somos muitas vezes desviados da nossa natureza verdadeira; e desde então temos vivido sob a máscara de outra pessoa.

O amadurecimento nunca acontece à mascara, só acontece à você, ao seu ser verdadeiro. Você só pode amadurecer se aceitar a si mesmo - se aceitar que você vai continuar sendo você mesmo, ninguém mais. (...) Os "deveres" têm de ser transcendidos, e desvencilhar das expectativas de outras pessoas.(...)
Tente entender e tome coragem - tome a sua vida nas suas mãos e de repente você vai se deparar com uma torrente de energia. No momento que você decide "Vou ser eu mesmo e ninguém mais, custe o que custar eu vou ser eu mesmo", neste momento você perceberá uma grnade mudança. Você se sentirá vivo. Sentirá uma energia enorme em você.

A menos que isso aconteça, você ficará com medo de envelhecer, pois como pode deixar de ver o fato de que está perdendo tempo, não está vivendo e a velhice está chegando...
Não tente se livrar do medo da velhice, tente compreendê-lo e mude a sua vida. Não é uma questão de se livrar do problema, mas de se livrar da sua máscara, e viver verdadeiramente."
Osho em O Livro do Viver e do Morrer.

Comentários