Sobre Deus - Ramesh


"Pergunta: Parece esperar-se, entre os espiritualmente sofisticados, dizer que Deus é um conceito. Estou surpreso de ver quanta gente discute este assunto. Então, pergunto: o que é Deus?

Ramesh: Que pergunta! E você perguntando isto? Como poderia ser possível tal coisa como Deus? Deus não é um objeto.

P:Deus não é um objeto, então é o quê?

Ramesh.: Deus é subjetividade - o único sujeito de todos os objetos -, sujeito do sujeito-objeto que pensamos ser, erroneamente é claro.

P: O que o senhor quer dizer?

Ramesh: O que você é fenomenalmente? Nada, exceto uma aparência na consciência. Você pensa que é o sujeito de todos os demais objetos. Mas, de fato, você e eu e todos os objetos sencientes subjetivamente, numenalmente, apenas poderíamos ser tudo que o Númeno - ou o Supremo - é.
Quero dizer que o Supremo - e cada um de nós (não como objetos fenomênicos) - é a presença do que-nós-somos, que é a ausência do que-nós-pensamos-que-somos.

P: E o que é isto?

Ramesh.: Nossa total ausência objetiva fenomenal, que pode ser a subjetiva numenal PRESENÇA DE DEUS.

P: O senhor seguramente não quer dizer que os fenômenos objetivos desaparecem?

Ramesh.: Claro que não. "Nossa total ausência objetiva" refere-se ao desaparecimento não de um fenômeno objetivo como tal, mas da identificação com um fenômeno objetivo que nós pensamos que somos. Em outras palavras, nós não somos "essa" coisa (que pensamos que somos), mas Aquilo que não pode ser nenhuma "coisa".

P: Por que o senhor diz que Deus não é um objeto?

Ramesh.: Se Deus fosse um objeto, ele seria um dos milhares de deuses objetivos, e não o Supremo como você presumidamente indica.
No momento em que Deus é conceitualizado, converte-se em um deus, porque qualquer conceito de Deus automaticamente torna-se um ídolo. (...)

Isto está claramente estabelecido no Bhagavad-Gita. E vamos deixar claro, na presença de Deus, eu não quero dizer um objeto, um ídolo. Independente da presença ou ausência de um objeto, um ídolo, o que a "presença de Deus" quer dizer é a ausência da presença do ser. Isto significa a imanente divindade.

P: O que o senhor quer dizer pela ausência da presença do ser?

Ramesh: Um ser que ora humildemente para Deus, e um ser, sem qualquer identificação pessoal, que É Deus, são essencialmente o mesmo. Vamos deixar claramente entendido que "humildade" não significa "sem orgulho", porque então a humildade seria tão somente o oposto do orgulho. "Humildade" metafisicamente implica a ausência de qualquer ente sujeito à humildade ou ao orgulho.

P.: Tudo isto é extremamente esclarecedor, mas, o senhor sabe, percebo que o senhor demoliu algo consagrado pelo tempo.(...)

Ramesh.: Você sabe o que Nisargadatta Maharaj disse sobre esses símbolos de segurança? Acho que ele nunca pediu para alguém abandoná-los mesmo que esse sentido de segurança fosse falso. Ele apenas sugeria que a pessoa podia prosseguir como antes, até que eles desaparecessem por si mesmos. O que ele queria transmitir era: "Vamos ao menos compreender. Quando o sentido de culpa que pode surgir pelo deliberado desaparecimento deles perder a força de seus condicionamentos, estes símbolos de falsa segurança perdem importância".(...)

P: Parece-me que nesta discussão sobre Deus ignoramos certos conceitos - sim, consagrados pelo tempo, como por exemplo, o "amor". Não é dito 'que Deus é amor?

Ramesh: Você disse que amor é um conceito e que Deus é amor. Por consequência, Deus é um conceito. E, é claro, "amor" é apenas o oposto de "ódio". Não estou desatento quanto ao uso da
palavra no sentido convencional, mas uma palavra imprecisa pode causar confusão e mal-entendidos.

P: Qual a palavra que o senhor prefere?

Ramesh: Na verdade, "AMOR", se usado não como uma expressão de separação baseado na emoção, mas para indicar compaixão, Karuna, é o que mantém o mundo (junto) em "at-one-ment" (unicidade). Preferência, como diferença, é puramente um fenômeno na dualidade. Entretanto, eu usaria a palavra "unicidade", embora o uso de qualquer palavra, de certa forma parece aviltante, porque nenhuma palavra poderia descrever o indescritível e, é claro, uma palavra em si mesma é uma criação temporal.

P: Então, "unicidade" é a palavra. Deus é unicidade. Ela transmite um sentido de totalidade.

Ramesh.: Também não vamos esquecer que "amor" é uma expressão de separatividade, porque se espera que você ame os "outros". Na unicidade não amamos os outros - nós somos os outros; e nossa relação fenomenal com "eles" é não-objetiva, direta, espontânea e imediata.

P: O que o senhor me diz sobre a "oração"?

Ramesh.: Claro, a oração. Você rezaria para - mais chuva e melhor colheita, ou talvez o aumento da produção industrial? Ou para um substancial aumento das exportações?(...)
O que eu quis dizer era que a palavra oração geralmente é entendida como uma solicitação, o que pode ser percebido pelo fato de a palavra "oração" ser geralmente seguida de "para". Oração verdadeiramente significa comunhão. De fato, oração é comunhão, do mesmo modo que meditação é quando não existe o meditador e nada sobre o que se meditar.

P.: O que o senhor está tentando dizer?

Ramesh.: Nada, de modo algum - exceto talvez que não possa haver de fato nenhum significado em se rezar para (e adorar) um conceito de uma deidade paternal e misericordiosa como "Deus", ou em amaldiçoar e abominar um conceito de um inimigo impiedoso como "o Demônio", pela simples razão que eles nada são além do que nós somos.

P:Então, o que o senhor diria para eu fazer?

Ramesh.: Eu diria para você não fazer nada, ou não faça nada. Este é todo o ponto. Como Nisargadatta Maharaj disse, a compreensão é tudo. APENAS SEJA. Isto seria "experienciar" o Ensinamento."
Ramesh Balsekar em Satsang

Comentários

  1. Sonia Maria Mattoso de Mouranovembro 14, 2011

    Nesto momento não tenho o que falar pois estou muito comovida, por tudo... por existir um espaço tão lindo como este tudo com muito amor. obrigada por tudo no fundo do me coração.

    ResponderExcluir
  2. Sônia que lindo seu comentário e sua luz, me tocou o coração! Seja bem vinda querida, Ventos de Paz existe para você..eu que agradeço por ter você aqui..
    Namaste!
    Lilian

    ResponderExcluir
  3. Sonia Maria Mattoso de Mouranovembro 24, 2011

    Votei a reler o texto e descobrí que não devo fazer nada e sim experienciar as coisas como se apresentam. Este é o fato. Vamos orar! faz bem, seja andando caminhando olhando o mar, as crianças brincando na pracinha, o vento varrendo o ceu isso é Deus : ele está sempe presente Amém

    ResponderExcluir
  4. Isso mesmo Sonia, lindo e perfeito!!
    Obrigada por compatilhar!!
    Amém!!

    ResponderExcluir

Postar um comentário