Rezar ou Meditar ? - Laurence Freeman

"Pergunta: Qual a diferença entre rezar e meditar, já que lemos nos Evangelhos que Cristo subia a montanha para rezar e não para meditar.

Padre Laurence - A meditação é uma forma de oração. Quando você pensa sobre o que seja meditação, ou ouve sobre o que seja meditação, é necessário que você amplie a sua noção do que seja meditação. 
É necessário que se distingua entre a oração mental e a oração do coração, e esta distinção faz parte da teologia da Igreja.

Se compararmos a oração ao centro de uma roda, vemos que existem várias formas de oração; temos por exemplo o terço, temos a missa, temos o canto, a petição, temos a leitura das escrituras, temos a devoção, temos a peregrinação, os caminhantes, temos muitas formas diferentes de orar; 
Na verdade tudo que fazemos deveria se transformar em oração; pegar um copo de água deveria ser oração também, isso faz parte da mentalidade cristã em que estamos.

Então, todas essas são formas de oração, todas elas se encontram no centro da roda, e o que encontramos nesse centro? Cristo. Porque? Porque Cristo está dentro de você.

São Paulo disse: Nós não sabemos como rezar, mas o Espírito Santo reza em nós.

Quando adentramos na oração, seja por qualquer uma das vias, nos unimos ao Cristo interno e vamos com Ele, através Dele e por Ele ao Pai.

A meditação é uma das formas de oração, e buscamos um tempo para meditar assim como as demais formas de oração.

Meditação é uma das maneiras de se receber o dom da Contemplação; 
Meditação não é uma técnica, é mais que uma simples técnica, é uma disciplina espiritual, na qual transcendemos ao ego, e vamos além para receber a graça da Contemplação.

A Contemplação é o centro, onde nos encontramos com o Cristo interno.
A presença Crística é a quietude : Fiquem em Quietude e saibam que EU SOU Deus. Jesus se referiu a mente, para que não se preocupem , não fique ansiosos.

Alcançar a Quietude, o centro de Paz e silencio interior é permanecer equilibrado, e quando o centro está em equilíbrio a roda pode girar em harmonia.

Esta Quietude central é a fonte de energia para o resto de nossas vidas.

Este centro silencioso e pacífico é como Maria de Betânia, e este raio da roda em movimento é como Marta, sua irmã. As duas viviam na mesma casa, e são comparadas aos hemisférios cerebrais, que precisam trabalhar juntos. 

Logo, se não temos esta quietude central, nossa vida se torna confusa e estressada, nós nos tornamos um problema para o mundo.

Devemos ampliar nossa consciência sobre a oração, a Contemplação, a teologia, sobre a vida e vermos que é possível se integrar diferentes maneiras de realizar a nossa dimensão de oração."
Padre Laurence Freeman O.S.B - Diferença entre rezar e meditar.

Comentários

  1. Adorei o texto muito didático, excelente. Arrazou como sempre Loira.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Fico feliz que tenha gostado querido!!
      Beijos prá ti!! :)

      Excluir
  2. Adorei o texto! Acredito que a meditação é uma forma de orar, pois tudo o que nos liga ao Divino, é uma forma de oração!!

    Que sua semana seja repleta de bênçãos de luz e paz!!
    Beijos!!♥

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Isso mesmo Mari, O Divino é nossa essência...
      Grata por sua luz! Tenha uma semana linda também! Beijos ♥

      Excluir

Postar um comentário