O Despertar da Consciência - Mooji


"Mooji, o que significa estar desperto?

Mooji - É simplesmente estar desperto para nossa natureza eterna, ao nosso Ser eterno.

Compreender que não somos nosso condicionamento. E não somente compreender isto intelectualmente,ou mentalmente, mas ser uma unidade com esta compreensão dentro do seu coração.

O que posso dizer sobre o despertar é que, você não é aquele que acredita que é; aquele que tem estado condicionado a crer que seja, isto é, uma pessoa determinada, homem ou mulher; que possui uma certa educação, certos pais, crê em certas coisas, tem uma religião, tem sonhos, memórias, e que tem forte sentido de identidade baseado na memória.
Todas essas coisas nos dão uma espécie de sentido de quem somos, sentido do nosso lugar no mundo.

Algo mais profundo que a personalidade, ou atrás da mente mesma ( que é nosso ser pensante ). A mente é como nosso aspecto pensante, ou ser pensante; Mas precisamente porque somos conscientes de nossos pensamentos, deve haver algo mais profundo que a mente pensante.
Aquele que está desperto é uma só coisa com essa consciência.A qual é independente da mente pensante.

É o estado do puro Ser.
Não é um estado de fazer, mas um estado de completa consciência.

Agora, a Consciência realmente não se pode descrever, todas as descrições e diferenças e percepções aparecem na consciência, assim, a consciência não é um objeto, não é uma coisa , não se pode estudá-la, porque tudo o mais acontece na consciência e passa pela consciência.

Assim, seria como se perguntasse a uma nuvem para que ela interpretasse o céu. Ou mesmo muitas nuvens juntas, para darem uma interpretação ou transmitir a realidade do céu. Isso não é possível...

Porque o céu é permanente, mas as nuvens não. Elas vem e vão.
Assim, se tivermos um pensamento sobre nós mesmos, sobre idéias a cerca de quem somos, são como as nuvens, não são permanentes, estão sempre mudando. E há uma verdade dentro de nós mesmos que não muda nunca, na verdade não precisa mudar, está mais além do que é mutável ou do que não é mutável. 
É o espaço de perfeito equilíbrio, e não quero muitas palavras sobre isso, porque não há palavras nele. É o Ser perfeito.
E todos os seres humanos, todos os seres vivos surgem deste lugar, desta fonte.

Assim, despertar significa estar completamente consciente e desperto para esta Verdade. Não como um pensamento, não como uma filosofia, não como uma crença. Mas como experiência direta.
Isto é o que se chama Despertar.

A oportunidade e o desafio para um ser humano, é ir mais além da identidade condicionada do "eu sou o corpo". E dar-se conta do "EU SOU O SER"

Quando damos este passo, nos damos conta de que o EU SOU O SER, EU SOU O ESPÍRITO e não a forma, então uma enorme alegria e paz nos envolve, e há uma alegria natural interior e uma abertura para compartilhar esse conhecimento com outros seres."
Mooji em Satsang

Comentários