Peixes e Palavras - Osho


"O propósito de uma armadilha para peixes é pegar peixes,
E, quando os peixes são capturados,
A armadilha é esquecida.

O propósito das palavras
É transmitir ideias.
Quando as ideias são compreendidas,
As palavras são esquecidas.

Onde posso encontrar um homem
Que se esqueceu das palavras?
É com ele que
Eu gostaria de conversar."
( Chiang Tzu)

É difícil esquecer as palavras. Elas se agarram à mente. É difícil jogar fora a rede, porque não só os peixes são capturados, mas o pescador também. Esse é um dos maiores problemas. Trabalhar com palavras é brincar com fogo, porque as palavras tornam-se tão importantes que o significado perde em importância. O símbolo se torna tão pesado que o conteúdo é completamente perdido; a superfície hipnotiza e você esquece o centro. (...)

Um homem que se esqueceu das palavras, com ele vale a pena conversar, porque ele tem a realidade mais íntima, o centro do ser dentro dele. Ele tem a mensagem. Seu silencio é fecundo. A conversa é impotente. O que você está fazendo quando está falando? Você não está dizendo nada especial. (...)

Falar com um homem que está repleto de palavras é quase impossível. Ele não pode ouvir, porque para ouvir uma pessoa precisa ficar em silencio, para ouvir uma pessoa precisa estar receptiva. As palavras não permitem isso - as palavras são agressivas, elas nunca são receptivas. Você pode falar, mas não pode ouvir, e se você não pode ouvir sua conversa é a conversa de um louco. Você está falando e não sabe por que, você está falando e não sabe o quê. Você continua falando porque isso lhe dá uma espécie de libertação. (...)

Porque uma pessoa é um aborrecimento? Porque o que ela diz são apenas palavras, não há nenhum peixe nelas, apenas armadilhas - inúteis, sem sentido, não há nenhum peixe nelas. É como o ruído de alguma coisa, um barulho; sem nenhum conteúdo. Sempre que há significado existe beleza; sempre que há um significado você cresce com ele; sempre que há um sentido quando você encontrar um homem que tem significado, ele lhe dá um novo surto de energia; Não é um desperdício, é uma aprendizagem, é uma experiência. É raro e difícil encontrar um homem que esteja em silencio.

Se você puder encontrar um homem que esteja em silencio e persuadi-lo a falar com você, você vai ganhar muito - porque quando a mente não é preenchida com palavras, o coração fala ao coração. Quando tudo vem do silencio, quando uma palavra nasce do silencio, ela é linda, ela é viva, ela compartilha algo com você. (...)

Quando você é agressivo por meio das palavras que saem, nada pode penetrar em você, nem o amor, nem a meditação, nem a existência. E tudo o que é belo acontece como um processo de interiorização.

Quando você está em silencio, sem palavras querendo sair, quando você está esperando... Neste momento de espera, a beleza acontece, o amor acontece, a devoção acontece, a divindade acontece. Mas, se um homem é muito viciado em palavras, ele vai perder tudo. No final ele terá uma longa coleção de palavras e teorias, lógica, tudo - mas nada vale a pena, porque está faltando conteúdo. Você tem a rede, a armadilha, mas nenhum peixe lá. Se você tivesse realmente capturado o peixe, você teria jogado fora a rede imediatamente."
Osho em O Barco vazio 

Comentários