Ensinamentos de Amma


Corpo e Mente
As pessoas confundem o corpo com a alma - o Atman, e por estarem envolvidas com o corpo, elas colocam toda a atenção nele. A pessoa tem que ir além do corpo para conhecer o "Ser", a sua verdadeira essência. Mas além do corpo existe algo muito mais sutil e complicado: a mente.
Por causa da falta de entendimento, acredita-se que a mente é o Atman. Ser capaz de ir além da mente e seus confusos pensamentos é muito mais difícil. E dentro da mente existe ainda uma camada mais profunda, formada pelo intelecto e pelo ego, que cria a idéia de "eu" e "meu". Somente quando estes são transcendidos, chega-se ao âmago da verdadeira Essência. A maior parte das pessoas está embebida pelo corpo, mente ou intelecto (ego). Somente quando se penetra e se vai além destas três camadas, a pessoa poderá alcançar a verdadeira casa da felicidade - a essência da verdadeira religião, que é a espiritualidade."

Religião
A religião é o segredo da vida. Ela nos ensina a amar, a servir, a perdoar, a resistir e a interagir com nossos irmãos e irmãs com empatia e compaixão. Advaita (não dualidade) é uma experiência puramente subjetiva. Mas na vida diária, ela pode ser expressa como amor e compaixão. Essa é a grande lição dos grandes santos e sábios da Índia, exponentes do Sanatana Dharma (Eterna Religião).

O exterior da religião, as escrituras, os textos religiosos satisfazem o intelecto, enquanto que a espiritualidade, que é o interior da religião, dá a alegria e paz mental porque acalma a mente. A procura começa exteriormente, mas está destinada a chegar no interior da religião.

A essência de todas as religiões do mundo é a espiritualidade. Religião que não tenha princípios espirituais é como uma fruta de plástico, não tem vitalidade ou vida.

Pensamento
Nada deve acontecer sem você saber. Nenhum pensamento deve passar sem que você perceba ou esteja consciente. Observe a mente e seus diferentes humores atentamente. De acordo com que você faça constantemente, você verá claramente o que está acontecendo internamente.
Se estivermos atentos quando ficamos com raiva, ela não sumirá sem o seu consentimento. Mas a observação não é suficiente. Devemos encontrar a verdadeira raiz da origem de sentimentos como a raiva.

Raiva
Nós deveríamos perdoar e esquecer os defeitos dos outros. A raiva é a inimiga de qualquer aspirante espiritual. Raiva causa a perda da força vital através de todos os poros do corpo. Nas circunstâncias em que a mente fica tentada a sentir raiva podemos ir para um lugar isolado e cantar o nosso mantra. A mente se aquietará por si mesma.

Sofrimento
Filhos, a paz sempre aparece após o momento de dor. Para se alcançar o estado de alegria, primeiramente se deve experienciar a dor. Sofrimento no começo e eterna felicidade no final é mais valiosa do que felicidade no começo e eterna dor no final. O sofrimento é
uma parte inevitável da vida. Sem sofrer de alguma forma, nós não podemos vivenciar a paz e felicidade eterna. A intensidade do sofrimento varia de acordo com a quantidade de felicidade que se procura. Por ser a bem-aventurança a maior felicidade a ser alcançada, a intensidade de tapas (sacrifício) que é preciso, ou como preço a ser pago para tal, também é uma das maiores.

Existe uma mensagem escondida atrás de cada experiência que a vida trás, tanto positivas quanto negativas. Tente apenas penetrar além da superfície e você entenderá a mensagem. Nada vem do exterior. Está tudo dentro de você. Todo o universo está dentro de você."

Ahimsa (Não-Violência)
Filhos, ahimsa (princípio da não-violência) deve se tornar um voto em nossa vida. Ahimsa evita o sofrimento do próximo que causamos através de nossas atitudes, palavras e pensamentos."
Amma Bhagavan - Ensinamentos

Comentários

  1. Lindo texto!! Tudo aqui é luz, energia boa!! Por isso adoro te visitar!

    Tenha um ótimo final de semana, querida Lilian!
    Beijos!♥

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Mari querida!! Muito lindo seu carinho e sua presença luminosa... Saiba que fico feliz por ter você aqui!
      Beijos querida, e um otimo fim de semana prá ti também!! <3

      Excluir

Postar um comentário