Felicidade já está presente...



"Felicidade é a natureza do homem. Você não precisa se preocupar absolutamente sobre a felicidade, ela já está presente.
Ela está em seu coração - você só precisa parar de ser infeliz, você precisa parar o funcionamento do mecanismo que cria a infelicidade.Itálico

Contudo, ninguém parece estar preparado para isso. As pessoas dizem: Quero a felicidade. Isso é como se você dissesse Eu quero saúde, -e você continua se apegando à doença e você não permite a doença ir embora.
Se o médico prescreve o remédio, você o joga fora, você nunca segue nenhuma receita. Você nunca vai para um passeio matinal, nunca vai nadar, nunca vai correr na praia, não pratica qualquer exercício. Continua comendo obsessivamente, continua destruindo sua saúde - e continuamente você segue perguntando onde encontrar saúde. Mas você não muda o mecanismo que cria a enfermidade.

Saúde não é alguma coisa a ser alcançada em algum lugar, ela não é um objeto.
Saúde é um jeito de viver totalmente diferente. A maneira que você está vivendo cria a enfermidade, a maneira que está vivendo cria miséria.
Por exemplo; as pessoas chegam para mim e dizem que gostariam de ser felizes, mas elas não podem abandonar seus ciúmes. Se você não pode abandonar seu ciúme, o amor nunca irá crescer - as ervas daninhas do ciúme destruirão a rosa do amor. E quando o amor não cresce, você não pode ser feliz. Porque quem pode ser feliz sem oNegrito amor crescer? A menos que essa rosa
floresça em você, a menos que essa fragrância seja liberada, você não pode ser feliz.

As pessoas querem felicidade - mas apenas por querer, você não pode obtê-la. Querer não é o bastante. Você terá que penetrar no fenômeno da sua miséria, como você a cria - como em primeiro lugar você se tornou miserável, como continua se tornando miserável a cada dia - qual é a sua técnica?

Porque felicidade é um fenômeno natural - se alguém está feliz não há nenhuma habilidade nisso, se alguém está feliz, não necessita de nenhum talento para ser feliz.

Os animais são felizes, as árvores são felizes, os pássaros são felizes. Toda a existência é feliz, exceto o homem. Somente o homem é tão engenhoso para criar infelicidade - ninguém mais parece ser tão talentoso.

Portanto, quando você está feliz, isso é simples, é inocente, não é nada para se gabar.
Mas quando você está infeliz, você está fazendo grandes coisas a si mesmo; você está fazendo algo realmente difícil."
Osho em The Path of Paradox


Comentários