Viver Satsang...
O que é a evolução espiritual?
É o jogo de Deus (vazio criativo) aparecendo como todas as coisas. Na essência de todas as religiões, tudo que há realmente é presença divina. O Divino Funcionamento da Totalidade da Vida. A jornada para Si é em direção ao reconhecimento de que somos a Totalidade da Vida vivendo experiências humanas impermanentes. (...)
Por que os mestres do oriente dizem que o nosso verdadeiro “eu” é Deus?
Quando eles falam em Deus, não estão falando de uma pessoa. Eles estão se referindo à uma Mente Universal. Então, simplesmente tudo que existe é simplesmente Deus. Deus vive no plano material sendo você! Deus/Consciência é a única realidade. Esta realidade se expressa agora através da sua mente/corpo. Sua mente está aqui para desenvolver sabedoria através das experiências da vida e dar testemunho de que você existe. E quem é você?
Tudo que existe é a Totalidade da Vida – Deus ou Mente Universal. A vontade do homem é a vontade da Totalidade da Vida naquela pessoa, naquele momento.
Mas porque então existe sofrimento?
Sofrimento é simplesmente ausência de sabedoria. As experiências têm este destino: amadurecer a consciência, que no momento está imersa e identificada num corpo/mente, e cega sobre sua realidade divina! Sofrimento é decorrência exata da ignorância de Si mesmo. E o que estou chamando de Si mesmo? A Totalidade da Vida. Consciência ou Mente Universal.
O que é mais importante na vida?
Estar sempre aberto e disposto a aprender. Acredito que esta disposição para aprender desperta o coração inocente. Observemos as crianças. Podemos ver que uma criança está sempre disposta a aprender. E este é o resgate do coração aventureiro e aberto. A vida é um mistério permanente. É importante estarmos vivos para os ensinamentos diários. A vida é o grande guru. Meditação me ensinou isto: que a vida é o guru verdadeiro. De que adianta, porém, a vida ser o nosso guru se não sabemos aprender? Por isso apenas aqueles que estão abertos aos ensinamentos, recebem. E sempre no momento certo.
Como eu inicio a caminhada espiritual? Nunca fiz nenhuma meditação, nunca estive em nenhuma escola espiritual. Não conheço pessoas que estão nesse caminho. Posso meditar sozinho em minha casa?
A maioria das pessoas quer poder ... Pessoas carentes querem poder como alimento vital para suas vidas. Mas a alma (aquilo que você É) não se alimenta de poder, e sim de Amor. Quem se alimenta de poder é o ego-mente. Pessoas satisfeitas querem beleza e paz. Por que se preocupar em competir se estou feliz e em paz? A guerra é sempre a inconsciência materializada no mundo físico ... Aquilo que nos faz sofrer demais é o nosso envolvimento com o ego. Iluminação não dará nada para seu ego. Nada. Portanto, esteja consciente do que você está buscando. O único poder que você terá é o poder do amor. Você quer?
Ouvi falar que meditação traz tranquilidade e paz na vida. Tenho praticado e não tenho encontrado esta paz. O que estou fazendo de errado?
Na tradição espiritual do Zen, eles dizem para você praticar meditação sem idéia de ganho. Simplesmente pratique. Sente-se sem nenhum apego ao resultado. Você deve estar, nesses três anos, esperando que algo aconteça. É isso que o está frustrando. Se você não compreende a busca, ela nunca irá parar. Muitas pessoas estão viciadas em buscar e buscar, e nem sabem o que estão buscando. Algumas pessoas buscam grana, outras relacionamentos, sexo, poder, ou mesmo outras buscam paz, felicidade, Deus. A busca não pode parar a menos que você se dê conta de que já tem o que precisa, e comece a amar de verdade a essência do que você É Agora. Antes desse ponto, é o que Chögyam Trungpa chamava de “puro materialismo espiritual”.
Uma vez você falou em viver satsang. O que é Viver Satsang?
Viver Satsang é o desafio para a integração do ensinamento. Em primeiro lugar, você escuta o ensinamento. Em segundo lugar, você investiga em sua vida se tudo aquilo faz sentido. Então, à medida que você vive e contempla, os ensinamentos vão se integrando. Por fim, chega o momento da cristalização do ensinamento. Então há pura espontaneidade. Você vive cada dia seguindo seu guru interior, seguindo este guia interno. O final do caminho é quando o guru e você não são mais dois.
Existe um ditado Zen para isto: “Antes de eu estudar o Zen, as montanhas eram montanhas e os rios eram rios. Depois tive minhas primeiras percepções meditativas, e as montanhas já não eram mais montanhas e os rios já não eram mais rios. Agora que eu vivo meditativo, as montanhas são novamente montanhas, e os rios novamente rios”.
Isso quer dizer que a fase final é viver a vida de forma simples e total, com absoluta liberdade. O ensinamento é apenas um conceito útil na jornada. Contudo, Deus não é um ensinamento. Deus se revela no mistério sagrado do momento, sem palavras, em suas ações. O mestre Zen Shunryu Suzuki se refere assim: “Não há pessoas iluminadas, e sim, ações iluminadas”.
Swami Sambodh Naseeb em Tudo Interligado
Comentários
Postar um comentário