Japão Encantado...


Meus queridos, acabo de chegar de uma viagem belíssima que fiz ao Japão. Esse país maravilhoso!! Sempre foi um sonho conhecer este país, sua cultura, templos, seu povo e aprofundar na experiência do silencio e do zen, e quero compartilhar com vocês toda beleza desta experiência que vivi...

Chegamos em Osaka, cidade grande, repleta de indústrias, e super organizada, e logo partimos para Kyoto, antiga capital do Japão, e começamos a nos maravilhar com os templos budistas, templos taoistas  os jardins maravilhosos, e um ambiente urbano impecável, limpo, organizado. Vemos um profundo respeito pelo coletivo, em tudo o bem estar coletivo é levado em consideração.
Cada um é responsável não só por si, mas por proporcionar o bem de todos. Os idosos, as crianças são respeitados, e todos são responsáveis pelo bem estar dos demais. 

A natureza do Japão é belíssima. Montanhas com densas florestas de pinheiros e juníperos, lagos tranquilos, muitas flores espalhadas pelo caminho,  criam uma atmosfera de sonhos, quando surgem no meios os arbustos vermelhos e as divinas e famosas sakuras, as flores das cerejeiras.


Kyoto em frente ao Templo de Buda Amida
Estivemos o tempo todo na companhia de nossa guia japonesa Reiko Ishii que foi luz e alegria no nosso caminho. Nos fez mergulhar verdadeiramente na cultura, hábitos, e na vida cotidiana do povo japonês. Deixo aqui a minha mais terna gratidão...

Em Kyoto visitamos vários templos, e seguimos para descobrir o Monte Kurama. Monte sagrado do Reiki, local místico de peregrinações e oferendas. Uma paisagem divina, que apesar das escadarias imensas, do calor que estava naquele dia, o caminho é repleto de pequenas fontes, pequenos recantos para descansar, e se refrescar. Agradeço de coração, a querida amiga Kimiko Saito, que não só nos acompanhou, orientou, mas que nos proporcionou um almoço dos sonhos, com a típica culinária japonesa, sobre as águas do riacho no Monte Kurama.

Lá no alto se tem uma vista deslumbrante da floresta e pude meditar no mais profundo silencio e paz, em meio a natureza intocada. Uma benção que guardo na alma...

Templos em Kyoto
Templo em Kyoto
Templo em Kyoto
Subida ao Monte Kurama
Templo - Monte Kurama

De Kyoto fomos a Kanasawa, e conhecemos os mais belos jardins do Japão. Obras de arte exuberantes de flores, árvores centenárias no alto de uma colina onde se avista uma floresta repleta de pássaros e pequenos animais. Lagos calmos cheios de carpas coloridas, que brincam com as folhas sobre as águas, e os pequeninos insetos que flutuam atrás do doce néctar das flores. Uma cidade que é ao mesmo tempo moderna, com um ritmo gostoso, onde as pessoas vivem em contato direto com a natureza.


Pavilhão Dourado de Kinkakuj
Lago de Kinkakuji 
Jardins de Kanasawa

Jardins de Kanasawa

De lá fomos a Takayama, uma pequena cidade no alto das montanhas, que ainda preserva os padrões japoneses tradicionais. Casas pequeninas de madeira, ruas estreitas e comércio familiar, enriquecem as ruas de Takayama. Passeamos por feiras livres, conversamos com as pessoas, e nos deliciamos com o tradicional Lamen Japonês.. uma delícia!!
Lá em Takayama tem a festa do desfile das carroças tradicionais todos os anos. Fomos ao museu das carroças e aprendemos o significado dos símbolos e dos ornamentos usados na decoração. Lindos e luxuosos, a festa da carroças atrai turistas do mundo inteiro todos os anos.


Takayama
Em Shirakawago conhecemos uma aldeia típica nas montanhas, patrimônio da humanidade. As casas são todas construídas com toras de madeira e amarradas com cordas, um trabalho perfeito de arquitetura e engenharia, preparadas para suportar o grande peso da neve no inverno. Os telhados são em forma de prece Gassho (Gassho - sukuri). Ao fundo, se estende um vale belíssimo, com a preciosa vista das montanhas geladas. 


Casas típicas em Shirakawago
Shirakawago - vista do mirante
Em Hakone visitamos o Lago Ashi, que fica na boca de um vulcão extinto, uma paisagem de sonho.. bem próximo do Monte Fuji, local sagrado e de imensa beleza.
Lago Ashi
Visitamos ainda o belíssimo Santuário de Nikko, com seus templos ornados com suprema beleza. Um lugar de profunda paz e serenidade... divino!

Santuário de Nikko

Santuário de Nikko

Por fim, chegamos a Tókio, onde mergulhamos na paisagem urbana com 13 milhões de pessoas. Cidade linda, limpíssima, organizada, consegue unir com beleza e harmonia o moderno e o tradicional. 


Pelas ruas de Tókio
Vista da Torre de Tókio
Visitamos ainda o belo templo de Asakusa, em Tókio, uma atmosfera efervescente, alegre, festiva e com pessoas do mundo inteiro.



O Japão foi uma descoberta do começo ao fim. 
A cada dia uma paisagem, uma atmosfera, um ritmo, mas em todos os lugares se sente uma paz que permeia a todos, uma organização, seja no campo, seja nas cidades. Lá se preserva o ritmo natural, o cuidado com a terra, com o próximo, um incrível respeito e uma busca pela perfeição. 
Não uma perfeição estética, mas a perfeição do centro, da fonte, de se viver centrado, focado, consciente... Essas lições guardo para sempre...

Agradeço a todos que encontramos pelo caminho; ao povo japonês que nos acolheu e nos orientou com carinho, sempre que foi necessário; e principalmente a nossa querida Reiko Ishii, que nos guiou com tanto carinho, e nos fez mergulhar com alegria e amor na história, cultura, gastronomia, na magia e encantamento deste país ma-ra-vi-lho-so!!!

Uma viagem de deslumbramento e aprofundamento.. silencio, harmonia e paz... espero voltar em breve!!
Domo Arigatô Japão!! 日本に感謝 !!  ;)
Amor
Lilian


Comentários

  1. Lindo!!! Queria estar lá com vocês :) Beijos!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. E você está Lú, sempre com a gente!!!
      Beijos amore!! <3

      Excluir
  2. Belo texto, realmente o Japão nos mostra uma beleza interior e exterior que é impossível de descrever. A doçura e amabilidade das pessoas é incrível; o respeito pelos mais velhos nos encanta. Me marcou foi a amabilidade dos Mestres, se dispõem a dividir seu conhecimento, se colocando no mesmo nível do discípulo que quer aprender.
    Beijos para você, para nossas queridas Olivia Kimiko Sensei e Reiko Ishii Sensei.
    Domo Arigato Gozaimasu.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Grata amore!! Foi mesmo delicioso descobrir o Japão junto contigo!! Beijos no seu coração!!! <3

      Excluir
  3. Buenos días Lilian
    Que hermoso relato de vuestro viaje, gracias por compartirlo, un beso

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Grata querida Carina!!!
      Beijos carinhosos para você também!!

      Excluir

Postar um comentário