O Verdadeiro Saber - Osho


"Osho o que é o desenvolvimento do Ser?

O Ser nunca se desenvolve. O Ser simplesmente É. Não exite evolução, não existe tempo no que se refere ao Ser. Ele é eternidade, não é um "vir-a-ser".
Espiritualmente você nunca se desenvolve, você não pode. No que concerne ao objetivo máximo, você já o atingiu. Nunca deixou de atingi-lo.

Então o que é desenvolvimento? Desenvolvimento é só um tipo de despertar para a verdade que você é. A verdade nunca vai ser maior do que é; só o reconhecimento é maior, a lembrança é maior.
É por isso que eu não falo a respeito do "desenvolvimento do ser". Eu falo sobre todos os obstáculos que impedem o seu reconhecimento. E o conhecimento é o maior deles; por isso eu não falo a respeito dele. O conhecimento é a barreira.

Se você pensa que já sabe, nunca saberá. Se você acha que já sabe, para que se dar ao trabalho de procurar? Você pode continuar dormindo e sonhando. No momento em que você reconhece que não sabe, esse reconhecimento da sua ignorância atinge como uma flecha o seu coração, transpassa você como uma lança. É no momento em que leva esse golpe que se torna consciência - no momento do choque.

O conhecimento é um tipo de pára-choque. Ele não deixa que você se abale e se choque. Está ali para proteger você, é como uma armadura à sua volta. Eu critico o conhecimento para que você possa se livrar dessa armadura, de modo que a vida possa lhe causar um choque que o leve a tomar consciência.

A vida está aí, pronta para abalar as suas estruturas a todo momento. O seu Ser está aí, dentro de você, pronto para ser desperto a qualquer momento. Mas entre os dois existe o conhecimento. E quanto maior o conhecimento, mais tempo demora esse despertar.

Torne-se inculto.
Nunca pense na espiritualidade como um processo de crescimento. Ela não é um crescimento. 
Você já é um deus, um buda desde o princípio. Não tem de se tornar um buda - o tesouro existe, você só não sabe onde o deixou. Esqueceu a chave ou esqueceu como usar a chave. Você está tão embriagado de conhecimento que perdeu a noção de tudo o que você é. O conhecimento é alcoólico; ele embriaga as pessoas. Deixa uma percepção anuviada, reduz a memória ao mínimo. Depois elas começam a ver coisas que não existem e deixam de ver o que existe.

É por isso, que eu não falo sobre como você pode evoluir o seu Ser. O Ser já é o que deveria ser, ele é perfeito. Não é preciso acrescentar mais nada, nada pode ser acrescentado. Ele é uma criação da existência. Nasce da perfeição, por isso é perfeito. Basta que você acabe com todos os obstáculos que criou.

E toda a nossa sociedade continua se empenhando, continua se esforçando ao máximo para criar obstáculos. A criança nasce e imediatamente criamos obstáculos para ela. Começamos a fazer comparações. (... ) A comparação suscita a ideia de inferioridade e superioridade - e ambas são doenças, são obstáculos. Agora e criança nunca mais pensa só em si mesma, ela sempre vai se comparar com alguém. O veneno da comparação surtiu efeito. A pessoa vai viver infeliz ; agora a felicidade do ser se tornará cada vez mais impossível.  

Todo mundo nasce diferente, nasce especial. Nenhum comparação é possível.
Você é você, eu sou eu. Um Buda é um Buda, e um Cristo é um Cristo, nenhuma comparação é possível. Se comparar você cria superioridade, cria inferioridade - os modos de ser do ego. E depois, claro, surgirá uma grande vontade de competir, uma grande vontade de derrotar os outros. Você vive preocupado, pensando se vai conseguir ou não derrotá-los, porque se trata de uma luta violenta e todo mundo está querendo a mesma coisa: ser o número um. Milhares de pessoas estão tentando se tornar o número um. Isso cria uma enorme violência, agressão, ódio, inimizade. A vida passa a ser um inferno . Se você é derrotado, se sente desolado... e são muito maiores as chances de ser derrotado do que de vencer. E mesmo que se saia bem, você não será feliz, porque o sucesso o deixa com medo; agora alguém pode querer tirar o seu lugar. Os rivais estão por todo lado, investindo violentamente contra você.

Antes de ter sucesso você vive com medo de não conseguir o que quer; depois que consegue, que ganha dinheiro ou conquista o poder, você vive com medo de alguém o tire de você. Antes você vivia tremendo e agora não é diferente. Os que fracassam são infelizes e os que vencem também são infelizes.
Neste mundo é muito difícil encontrar uma pessoa feliz, porque ninguém preenche as condições para ser feliz. A primeira condição é não fazer mais comparações. É desistir de todas essas ideias idiotas de ser superior ou inferior. Você não é nem uma coisa nem outra. Você é simplesmente você mesmo. Não existe ninguém igual a você, ninguém com quem possam compará-lo. Quando se dá conta disso, você passa a se sentir em casa. (...)

É por isso que eu falo da estupidez que é o conhecimento - porque na verdade trata-se de ignorância mascarada de conhecimento. No momento em que se livra dele, você se torna criança outra vez - renovada, viva, vibrante, curiosa; os seus olhos se encherão de encantamento e o seu coração começará a palpitar com o mistério da vida; Então a exploração se inicia e com ela a consciência. Você passa a perceber cada vez mais essa consciência interior que sempre existiu dentro de você, mas que foi abarrotada de conhecimento; por isso, para onde quer se voltasse, você não encontrava consciência; sempre encontrava algum conteúdo flutuando na consciência.

O conhecimento é como nuvens no céu. Neste exato momento existem muitas nuvens no céu. Se você olhar para cima não verá nem uma nesga de céu, só nuvens e mais nuvens. Esse é o estado da mente da pessoa instruída; pensamentos escrituras, grandes teorias, dogmas, doutrinas - tudo isso está flutuando como nuvens e você não consegue enxergar o céu.
Deixe que as nuvens se vão. Elas só estão aí porque você está se agarrando a elas. Elas só existem porque você continua apegado a elas. Solte-as, deixe que se afastem. Então você verá o céu limpo, um céu absolutamente infinito. Isso é liberdade. Isso é consciência. Esse é o verdadeiro saber."
Osho em O Livro da sua Vida.

Comentários