Resignação e Aceitação...

"Osho qual a diferença entre resignação e aceitação?

Aceitação é bela, resignação é feia. Aceitação é uma vitória. 

Existe uma grande diferença entre as duas. 
Existencialmente elas não são a mesma coisa.

Alguém se torna resignado quando sente sem esperança, quando nada é possível. Os desejos não foram vencidos, os desejos permanecem ali. Você quer ir, você quer se tornar, você quer isso e aquilo, mas você vê montanhas de obstáculos no caminho, e você sente que não é possível conseguir. Então você se consola. Você diz: "Está bem; não preciso ir, não existe nenhum lugar para ir". Mas você sabe que o desejo está lá, e que existem lugares e coisas que você quer, o desejo está lá a espreita. 

Nenhuma frustração destrói o desejo. Ele permanece esperando por uma nova oportunidade, e quando você estiver com mais energia, estiver mais positivo, mais sonhador, o desejo retorna e a resignação vai embora.

Aceitação é completamente diferente. Aceitação não significa aceitar a derrota. Ela simplesmente significa que não existe mais derrota nem vitória. Toda essa idéia é estúpida! Contra quem você será vitorioso? É o seu mundo: você é parte dele e o mundo é sua expressão. Não existe ninguém que seja seu inimigo, e contra quem você irá lutar. Você está lutando com sua própria sombra.

Veja bem isto - não existe inimigos na existência. A existência não é estranha a você, não é contra você, é sua casa e você não está fora dela, você está completamente imerso nela, completamente a vontade nela, esta é a vitória, é a sua vitória e não existe outra vitória além desta - isto é relaxamento, isto é aceitação.

Com essa aceitação, coisas começam a mudar. Com esta aceitação transformações acontecem. Ninguém muda a si mesmo, mas se você aceitar, mudanças acontecem. Não é por sua causa, nem por causa de ninguém. Quando seu ego não está presente, mudanças acontecem naturalmente.

Este é um dos segredos da vida: lute e será vencido; se entregue e a vitória será sua.

Logo, não digo a vocês que é bom se resignar. Neste caso é melhor lutar, porque um dia vocês irão compreender que estão lutando consigo mesmos - a mão esquerda está lutando com a mão direita, e ambas as mãos são sua. Dessa maneira nenhuma vitória é possível, nenhuma derrota também. Tudo depende de você: você cria a energia vitoriosa e você cria a energia da derrota. Toda a existência é Um, nós somos parte de uma mesma energia.

Se você segue lutando, um dia ou outro a sua mente se iluminará: sua consciência compreenderá e você então irá relaxar. Com resignação isso nunca acontecerá. Resignação é repressão. Então, você tem que escolher, escolher entre lutar ou aceitar. Resignação é pior que lutar porque por baixo a luta continua, silenciosa, surda. Ela simplesmente se tornou inconsciente, subterrânea.

É melhor continuar lutando conscientemente, e um dia a aceitação acontece - e você abandona qualquer luta para sempre, e relaxa na aceitação.

Se você tiver que lutar, lute! Depende da sua intensidade em lutar. Coloque toda sua energia nisso, arrisque tudo, e logo aquilo acontecerá. Não existem mudanças radicais pela metade; mudanças radicais acontecem quando se chega ao extremo. Resignação irá prende-lo no meio do caminho...(...)

É uma espécie de suicídio. Não posso abençoar a resignação, todo meu esforço é contrario a isso. Uma pessoa resignada é uma pessoa azeda, reprimida, frustrada..raivosa...com raiva do mundo inteiro. Como ela não conseguiu nada, seu orgulho a mantém resignada, mas ela ainda tem seu orgulho presente, escondido. Ela diz: "Eu estou bem". Ela não quer dizer as pessoas "Eu não estou nada bem", porque isso para ela é humilhação.

Olhe para dentro novamente. Resignação não irá ajudá-lo, nem a aceitação ou a luta - tudo isso são apenas diferentes caminhos. A luta irá trazer naturalmente e inevitavelmente a aceitação. É por isso que prefiro que escolha a luta. Resignação é apenas um atraso, é uma maneira de postergar.

A aceitação quando acontece é fruto da consciência de que não somos diferentes da vida, depois de muito lutar nos rendemos a ela, e isso é um relaxamento, é para sempre."
Osho em The sun behind the sun

Comentários

  1. Perfeito pra mim né? Amei. Só não sei se to resignando ou aceitando. Não quero mais lutar nao, com ou sem desejo... rs.
    Beijo

    ResponderExcluir
  2. Se o desejo existir, o melhor é lutar...
    Medite mais e deixe seu coração lhe trazer as respostas...
    Beijoss :)

    ResponderExcluir
  3. Tem sido difícil meditar... Vou hoje conversar com alguém que vai me ajudar nessa empreitada.
    Só acho que mesmo que o desejo ainda exista, às vezes não está na hora de lutar, ainda. Todo guerreiro merece uma détente... rs
    Beijo

    ResponderExcluir

Postar um comentário