Alinhamento interior - Eckhart Tolle


"O Agora assume a forma de qualquer coisa ou acontecimento. Enquanto resistimos a isso internamente, a forma, isto é, o mundo é uma barreira impenetrável que nos separa de quem somos além dela, que nos afasta da Vida única sem forma que nós somos.
Quando dizemos um SIM interior para a forma que o Agora adquire, ela própria se torna uma passagem para o que não tem forma. A separação entre o mundo e Deus se dissolve.

Somente quando resistimos ao que ocorre é que ficamos à mercê dos acontecimentos e o mundo determina nossa felicidade ou infelicidade.


A maioria dos egos tem vontades conflitantes.
Eles querem coisas diferentes em momentos distintos ou talvez nem saibam o que desejam. Só sabem o que não querem: o momento presente.

Estarmos alinhados com o QUE É, significa estarmos numa relação de não resistência interna com os acontecimentos. Isso corresponde a não rotular essa realidade mentalmente como boa ou má, e sim deixá-la ser o que é. Isso quer dizer que não podemos mais agir para provocar mudanças na nossa vida? Pelo contrário, quando a base das nossas ações é o alinhamento interior com o momento presente, elas se tornam fortalecidas pela inteligência da Vida em si.

Toda vez que você fica ansioso ou estressado, isso mostra que o propósito exterior assumiu o controle e você perdeu o propósito interior de vista. Terá se esquecido de que seu estado de consciência é primário e todo o resto secundário.

Contudo, o que desencadeou a ansiedade, a tensão ou o negativismo? Nosso afastamento do momento presente. E porque fizemos isso? Porque pensamos que outra coisa fosse mais importante. Acabamos por nos esquecer do propósito primário. Um pequeno erro, uma interpretação equivocada...um mundo de sofrimento."
Eckhart Tolle em Em Comunhão com a Vida.

***

Um pequeno erro, uma interpretação equivocada...um mundo de sofrimento...

Essa é a origem dos nossos "problemas", sejam eles grandes ou pequenos, não importa, a partir desse erro de interpretação tudo pode acontecer...

O que é esse erro de interpretação?
É fundamentalmente nos tomarmos por um alguém, por uma pessoa, nos tomarmos por um ego, particular que tem vontade própria, e que nossa vontade deve prevalecer sobre a realidade.
Aquilo que eu acho, aquilo que eu penso, aquilo que eu quero, precisa prevalecer sobre aquilo que É.

Esse é o erro de interpretação. Se só olhamos a vida a partir do nosso pequeno e ilusório ego, já estamos fadados ao sofrimento, isso porque a realidade segue seu fluxo, tem seu percurso onde tudo é possível, tudo mesmo! 
Então, como é possível uma pequena onda enfrentar o mar? Impossível...

Eckhar Tolle, nos chama atenção para esse alinhamento interno, que é fundamentalmente o reconhecimento da nossa natureza ilimitada, infinita, aberta, impessoal. 
Esse alinhamento muda tudo! Ele nos coloca disponíveis aquilo que É, e nessa disponibilidade podemos agir, fazer, decidir, ou não, mas sem entrarmos em conflito com a realidade. Nós simplesmente tomamos a realidade como nossa, como nós mesmos, e a partir daí tudo que se sucede, vem através dessa consciência luminosa e aberta.
A adequação ao momento é fundamental para a realização daquilo que chamamos felicidade...
Amor
Amidhaprem

Comentários

  1. Olá, querida Lilian, sempre que venho aqui, aprendo um pouco mais!! maravilhoso texto que compartilhas conosco!!

    Tenha uma tarde iluminada!!
    Beijinhos!!♥

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Mari querida!! Saudade de você!! Fico feliz que tenha gostado do texto...E.Tolle tem mesmo uma suavidade bonita em colocar questões essenciais... Beijos querida!! Namaste!

      Excluir

Postar um comentário