Além da Natureza...



"Osho, a morte natural transcende a natureza?

Nada transcende a natureza. Tudo se vai fazendo mais e mais natural - uma natureza cada vez mais profunda, uma natureza cada vez mais alta - mas nada transcende a natureza porque não existe nada mais que a natureza.
Tens que abandonar as velhas categorias: por um lado está o natural e por outro o sobrenatural. O que se tem chamado de sobrenatural não é mais que o pico mais alto do ser natural. Porque criar categorias, quando a natureza só é capaz de conter tudo?

O ponto mais alto e o ponto mais baixo da vida, ambos são naturais. Um assassino e um homem iluminado, ambos são naturais. O assassino está no ponto mais baixo, e o homem iluminado está no ponto mais alto. Mas ambos, como homens são parte da mesma natureza e sendo naturais são similares. Isto abre uma possibilidade: qualquer pessoa pode iluminar-se. Nada o está impedindo, nem o estamos colocando em uma categoria a parte. Podem se iluminar porque são parte da natureza. Mesmo de cabeça para baixo, simplesmente tem que mudar de postura.

A natureza é profunda. Ela contém tudo - o bom, o mal, o malvado, o divino - e eu quero que todos eles sejam parte da mesma natureza, para que a transformação não seja impossível. (...)
Minha abordagem é muito simples: o pior e o melhor são parte da mesma natureza. Um pode estar em um ponto mais baixo, o outro pode estar em um ponto mais alto, mas pertencem a mesma natureza, e portanto tem uma possibilidade de transformação. A pessoa mais baixa pode escalar o pico mais alto, e isso é algo que tem ocorrido muitas vezes. (...)
Não existe barreira, não há muro.
A natureza é tudo que há.
Por isso, nem sequer a morte natural a transcende; simplesmente realiza a natureza em sua totalidade."
Osho em Além da Psicologia

Comentários

  1. Encontrar as palavras de Osho aqui, foi um presente!!!

    Aqui vou ficar...

    Tenha um Belo Fim de Semana!!
    Paz e Luz!!

    ResponderExcluir
  2. Seja Bem vinda Roberta!! Fico feliz em tê-la conosco!!
    Mestre Osho sempre Iluminando com suas palavras sábias!!
    Tenha um lindo fim de semana tb!
    Luz e paz no seu coração,
    Namastê!

    ResponderExcluir

Postar um comentário