A Realização Permanente - Mooji

Pergunta: A Realização é permanente? 

Mooji: Sempre em todo lugar que vou, essa pergunta aparece. Este ponto é importante que fique mais e mais claro.

Pessoas me dizem que momentos de claro ver acontecem e depois a mente volta, é como se dissesse que a miséria retorna. Então, o que realmente acontece? Pode este instante ser realmente permanente?
Não é que seja um instante permanente, o ponto é a experiência da mente. A questão é a experiência pessoal que vem e vai. O claro ver é obscurecido pela mente que ofusca ou não.

Aquilo que chamamos de Iluminação, Realização não é além do ego, é a liberdade DO EGO. Livre do ego. Não livre além do ego. Uma vez que você reconheça claramente, porque a ênfase aqui é qual é a sua Real posição, é a sua linha de percepção. Percepção é a chave para mim.

Tudo aparece para você.

Pensamentos, objetos, memória, imaginação, tempo, tudo aparece para você. Você em última análise é quem percebe tudo isso. Você é a origem perceptiva de tudo isso.
Sem você, não existe percepção, não existe mundo, não existe visão, nada a recordar, nada lembrado, nada com o que se identificar. Tudo aparece a aquele que percebe tudo isso.Tudo o que aparece para você, tudo aquilo que você prova, experimenta, seja através dos seus sentidos, seja através da sua mente está de acordo com você. Você é quem experimenta, prova, desfruta de tudo isso. Você é o percebedor de tudo isso.
Mesmo agora, esta conversa, estas palavras, quão tudo isso está afetando você.. você é a consciência que observa tudo acontecendo...todas as coisas surgem para você..


Logo, se você é aquele que percebe tudo acontecendo, minha questão é: Você pode ser percebido? 
Você é aquele que percebe, aquele que está consciente de tudo o que acontece em frente a você, a todas as pessoas, tempo, espaço, os sentidos, mente, memória...você é o observador de tudo isso. Você é o percebedor, incluindo o seu próprio corpo e mente. Este percebedor pode ser observado? Isso terá que ser investigado.(...)

Pergunta: Quando tive esta percepção, a sensação que tiver era que não era mais separado da existência... simplesmente fluía junto com a vida. Não havia dúvida, nem problemas.. não havia nada...

Mooji: Você sabe o que não estava ali? Você sabe o que NÃO estava ali, nesta experiência que você nos trás?
VOCÊ não estava lá, enquanto mente, enquanto um "eu" querendo fazer algo, ou decidir algo...

Pergunta: Isso!Minha mente não estava lá. Quando minha mente não está presente fico muito feliz! ( risos )

Mooji: Sim! Agora você consegue ver a diferença entre sua mente e você?
Você não é a mente!
Quando a mente não está lá, você se sente perfeitamente feliz. Quem se sente elevado, amplo? Quando a mente não está presente.

A mente não estando presente, tudo está perfeitamente do jeito que é.
Agora, quando a mente está presente, você está presente? (...)
A mente está aqui e eu estou aqui. Mente é aqui e eu sou aqui, ok?(...)A mente não interfere em nada, se você não se identificar com ela. O melhor vendedor do mundo não poderá te vender nada, se você não comprar.
Mesmo que a mente esteja presente, ela não tem autoridade superior, ou maior poder.. isso não é real. Se a mente te envolver, te abraçar com mil braços, mas você não abraça de volta... existe algo que permanece poderoso dentro..

Como pode a mente ter poder? Como podem pensamentos terem poder por si mesmos? Pensamentos não tem nenhum poder por si mesmos. Pensamentos só tem o poder que vem de você, que acredita neles; Você dá poder a eles. Do contrário, não tem nenhum poder.

Todos os pensamentos igualmente fracos, sem nenhum poder em si mesmos. Mas sua crença, dá a eles poder, força.
Temos que ter clareza a respeito disso.

Pensamento não pensa a si mesmo.

Pensamento não sobrevive sem estar em contato com você.Nenhum pensamento se auto-aplica. Ele acontece em contato com você, com a sua intenção, daí ele cresce.
Mais uma coisa: A mente não é senciente, vocês compreendem isso?
Senciente significa fonte da existência, origem. Ela não tem vontade, decisão, determinação. Não existe algo como uma mente se sentindo confuso hoje.. (risos) Mesmo isso é a crença acontecendo...

Aquele exemplo da lua é ótimo. A mente comparada a lua e você é o sol. A lua não tem luz em si mesma, ela parece ter luz própria, mas é a luz do sol que a faz brilhar.
Mente não tem luz própria. Ela é o reflexo da luz do Self.

Misticamente, de alguma forma, ela parece que funciona independente de você. Mas quero que vejam que ela não tem poder. O poder vem da crença que você dá a ela.

No fundo, a mente é inocente.Posso até dizer isso. Todo poder vem de você. Você dá poder as formas, as crenças. É por isso que um pensamento pode ser tão perturbador para você e para o outro aquele mesmo pensamento não causa nada. Isso é a prova de que o pensamento não tem autoridade real. Porque se o pensamento tivesse realmente poder, ele teria a mesma autoridade sobre todo mundo, e ele não tem. O poder do pensamento está em acreditar nele.
Supondo que a mente seja uma árvore balançando ao vento,com uma tsuname de pensamentos dentro dela, você sabe que poderia estar em total paz?
Participante: Teoricamente sim.. (risos)

Mooji: Muitos aqui já vivem isso.. mesmo com a mente cheia de pensamentos, eles estão completamente em paz. Como isso é possível?
Para muitas pessoas, a mente diz: "Boo!! E a pessoa foge de medo..". (risos)
Para outras, a mente pode brincar a vontade, sem nenhuma consquência para o indivíduo. 
Participante: Quando minha mente me atacar, não dou ouvidos a isso...é como uma técnica..

Mooji: Sim. Mas isso funciona por algum tempo não é?
Participante: Sim, por alguns momentos funciona.

Mooji: Sim, compreendo. A perfeita compreensão é permanente quando se percebe que a mente em si mesma é ilusória. Quando você diz: A mente me ataca.. isso também é um pensamento...você está acreditando em um ataque da mente.(...)

Tente isso: Se um pensamento vier, uma emoção vier, não diga: Não venha! Deixe-os vir, quem dirá que não deveria vir...mas isso não significa que eu não seja o EU SOU, não diga que isso te afastou da Verdade, porque este pensamento fortalece o outro. Diga que tudo pode vir...pode brincar com os pensamentos, e eu apenas os observo, eles dançando em frente aos meus olhos..

Isso é um conselho muito simples, e funciona todo o tempo. Deixe-os acontecerem, porque você acaba por ficar brigando com eles, isso também é a mente que escolhe uns e não outros."

Mooji em Satsang ( adaptado)

Comentários