Ensinamentos - Sri Ramakrishna

"À mesma água o hindu chama –‘jal’, o maometano ‘pani’ e o inglês ‘water’. Assim, o mesmo Deus pode ser invocado como Alá, Hari e Brahman.

A ideia do ego individual é como se alguém, após cercar uma porção de água do rio Ganges, chamasse-a de meu Ganges.

Os vagões não andam sem a locomotiva. Um Avatar é a locomotiva que conduz para Deus os vagões das multidões e povos.

Podem desaparecer gradualmente as vaidades comuns a todos os homens, mas difícil de morrer é a vaidade de um religioso a respeito da sua religiosidade.

Se achas impossível suprimir a consciência do ‘eu’, então converte-o em ‘eu servidor’.
Os grandes homens têm a natureza do menino.Sentem-se como meninos ante Deus e estão desprovidos de toda arrogância.

Tratar de explicar Deus depois de ter lido as escrituras, é como falar a outro sobre a cidade de Benares depois de a ter visto só no mapa.

Aquele que se crê líder e forma seita, demonstra não ter ego maduro.
Vivei no mundo, mas não sejais do mundo.

Pode o barco estar na água, mas a água não deve estar no barco. Pode o aspirante viver no mundo, mas o mundo não deve viver dentro dele.
Mesmo que um homem coma carne de porco, se ama a Deus é bem aventurado. 
Mas é desditoso aquele que, embora se alimente de azeite e de arroz, tem a mente submersa na luxúria e no ouro.

Não sejas traidor de teus próprios pensamentos.
Mergulha profundamente no oceano do amor divino.
Não temas. É o mar da Imortalidade.
O vento tanto leva o perfume do sândalo como o odor da carniça, mas não se mistura com um nem com outro. 

Assim, a alma emancipada vive no mundo sem se misturar com ele.
As cerimônias e os rituais não mais são necessários para aquele que alcançou a mais elevada Verdade: Deus.

O fogo do divino conhecimento queima todas as paixões.

Feliz aquele que pode permanecer como criança durante sua vida inteira, livre como o ar da madrugada, viçoso como a flor recém-aberta e puro como a gota de orvalho.

Como a ama de leite cria o filho do rico, dando-lhe carinho igual ao que dá a seus próprios filhos, sabendo que o filho rico não lhe pertence, assim deves considerar-te tutor ou guardião de teus filhos, cujo verdadeiro pai é o Senhor.

Todas as religiões são caminhos que levam a Deus, mas estes caminhos não são Deus.

É estúpido alguém se julgar muito inteligente.
Um grão de arroz cozido não germinará. Mas, enquanto estiver cru, ele germinará, nascerá de novo. Assim é o homem imperfeito: ele nascerá muitas vezes, até ser um homem perfeito, quando não precisará nascer outra vez.
Se hás de enlouquecer, enlouquece de amor a Deus, e não pelas coisas do mundo.
Os Avatares são, com respeito a Brahman, o mesmo que as ondas em relação ao oceano."

Aquele que é capaz de se chegar a Deus com sinceridade, com oração fervorosa e anelo intenso, não tem necessidade de guru.
Não há orgulho na altivez que expressa a dignidade, nem há humildade na subserviência que rebaixa o ser.

O Absoluto e a Divina Mãe são Um.
A mente é tudo: se tua mente perde a liberdade, deixas de ser livre.
Deus é sem forma e também tem forma. Ademais, Ele transcende a forma e o sem-forma. Somente Ele sabe tudo o que é.
Vivendo vida de paz e de virtude, deves ser indiferente ao louvor e à censura dos outros.
A pessoa adquire várias propensões, conforme as companhias frequentadas, mas é a pessoa que busca as companhias similares às suas inclinações.

Enquanto vivo, aprendo.

Há duas classes de homens perfeitos neste mundo: aqueles que, ao realizarem a Verdade, tornam-se silenciosos e desfrutam em si mesmos de felicidade sem pensar nos outros; e aqueles que, depois de
realizarem a Verdade, não acham felicidade em conservá-la oculta e pregam em voz alta: Vinde todos e gozai da felicidade comigo!
Nem o sol nem a lua podem refletir-se claramente na água lamacenta. Assim a Alma Universal não pode realizar-se perfeitamente em nós enquanto não afastamos o véu da ilusão, isto é, enquanto perdurar o sentido do ‘eu’ e do ‘meu’.

Por que aquele que vive em êxtase com Deus O chama de Divina Mãe? Porque um filho se sente mais à vontade com sua mãe do que com qualquer outra pessoa.

O Avatar é sempre um e o mesmo. Mergulhando no oceano da vida, o Deus único surge num lugar e é conhecido como Krishna, e depois de outra imersão, aparece em outro lugar e é conhecido como Jesus.

Li um livro cristão que, do começo ao fim só fala em pecado. E o devoto repete a todo momento: ‘sou um grande pecador!’ Com esse tipo de pensamento, aquele que não é um grande pecador acabará sendo o que pensa.

Deus é o Absoluto e é também a Sua Lila (existência relativa que é Sua manifestação). Esta Lila é de quatro classes: Ishvara Lila, o Senhor Supremo do Universo; Deva Lila, os Devas, agentes sobre-humanos que mantém as funções do universo debaixo do controle do Senhor; Jagat Lila, o próprio universo; e Nara Lila, o homem."

Há duas espécies de egos: o maduro e o imaturo. O ego maduro sabe que nada é seu, que tudo é do Senhor, enquanto o ego imaturo se apega às coisas e só fala: ‘eu’, ‘meu’... A alma individual e o Ser Universal estão separadas graças a esse ‘eu’ interposto entre ambos."
Sri. Ramakrishna em Evangelhos de Ramakrishna

Comentários