3 de março de 2012

O Sol e o Reflexo...



"Nós temos uma única mente, mas precisamos diferenciar entre seus dois aspectos: essência e expressão.
Compreenda este exemplo da relação dos dois. A essência é como o sol brilhando no céu. A expressão é como seu reflexo na superfície da água. O sol no céu é o sol real. O reflexo do sol aparecendo na superfície da água parece o sol, mas não é o verdadeiro sol.

Vamos chamar o sol no céu de natureza buda, a qualidade inequívoca e não iludida, a essência em si mesma. O reflexo do sol na superfície da água exemplifica nosso pensamento iludido normal, a expressão. Sem o sol no céu é impossível aparecer um reflexo dele. Embora haja em realidade apenas um sol, parece que há dois. É uma identidade com dois aspectos. [...]

O estado de um buda é não-confuso e não-iludido, exatamente como o sol brilhando no céu. O estado mental dos seres sencientes é como o reflexo na água.

Assim como o reflexo depende da água, nossos pensamentos dependem de objetos. O objeto é o que é pensado, o sujeito é a mente que percebe. A fixação em sujeito e objeto é a causa da continuidade na existência samsárica iludida, dia e noite, vida após vida. A fixação no sujeito e objeto, o sujeito que percebe e o objeto percebido, é solidificada de novo e de novo a cada momento e assim recria a existência samsárica. [...]

Poderia o reflexo do sol na água iluminar o mundo todo?
Poderia sequer brilhar sobre todo o lago? Poderia fazer as coisas crescer? Não, porque ele não tem as qualidades do sol real. Da mesma maneira, o aspecto da mente conhecido como expressão, nosso pensamento, não tem as qualidades do verdadeiro estado búdico.
O sol no céu sozinho é capaz de brilhar e espalhar seu calor por todo o mundo, iluminando a escuridão.

Para dizer de maneira simples, a mente dos budas é não-obscurecida, enquanto a mente dos seres sencientes é obscurecida. Qual é o obscurecimento? É a nossa própria fixação recorrente em sujeito e objeto."
Tulku Urgyen Rinpoche em “Repeating the Words of Buddha”

2 comentários:

  1. Abençoado blog!!abençoadas palavras!!!e, para embelezar mais ainda, estas mandalas maravilhosas!!!

    Paz Profunda!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada por seu carinho!
      Beijos querida, Seja bem vinda!!! :)
      Paz Profunda!

      Excluir

Related Posts with Thumbnails