O Riso...


"A vida tem de ser levada de modo extremamente jovial. A vida é tão cheia de riso, é tão ridícula, é tão engraçada que, a menos que você tenha se tornado muito enrijecido, você não pode ficar sério.

Tenho olhado para a vida de todas as formas possíveis e ela é sempre engraçada, seja qual for a forma pela qual você a olha. Ela se torna cada vez mais e mais engraçada! Trata-se de um incrível presente do além.

Eu sou contra toda sorte de seriedade. Toda a minha abordagem é a do humor, e a maior qualidade religiosa é o senso de humor — não a verdade, não a divindade, não a virtude, mas um senso de humor. Se nós enchermos toda a terra de riso, de dança e canto — as pessoas cantando e pulando...! — , se nós pudermos fazer desta terra um carnaval de alegria, um festival de luzes, nós teremos trazido, pela primeira vez, um verdadeiro senso de religiosidade para a terra.
Osho, em "Vida, Amor e Riso"

Como anda o seu humor? Você costuma rir de si mesmo? :)
Pois saiba que este simples fato é tido como o início do caminho espiritual, é o verdadeiro início da religiosidade.

Toda alegria nasce do coração. O coração é que ri de verdade.
O ego, nosso falso eu, começa literalmente a se derreter com essa alegria que vem do coração. O coração "quebra" a rigidez do ego zombando dele, brincando com ele, percebendo como essa vida não pode ser levada a sério, não pode ser vivida pelo prisma rígido da mente, da simples razão. É preciso que se perceba toda a falta de lógica que acontece na vida, e que mesmo assim continua bela, plena, absoluta, muito além dos conceitos, das falas da mente...

Quando rimos de nós mesmos, começamos a relativizar a nós mesmos, relativizar as imagens que temos de nós mesmos, da vida, e vamos assumindo nossa essência pura, ingênua, passível de falhas, autêntica. A essência não se importa em ser comportada e sempre "certa". A essência é criança que apenas vive a sua simplicidade natural nada mais. Percebe, sente e se expressa livremente, e o riso, a brincadeira são os sinais de que essa essência está se manifestando, está encontrando espaço para se manifestar. A censura da mente está mais frouxa, mais relaxada, mais porosa e com isso a luz natural está podendo passar e iluminar as cenas da vida, o momento.

Osho foi um grande mestre do riso, da alegria. Em todos os seus livros encontramos anedotas, histórias engraçadas, piadas, enfim, ele dizia que era um instante de relaxar a atenção da mente, um instante de respirar e de se sentir a brincadeira divina acontecendo onde a mente sempre colocava "coisas sérias".

O ego, jamais reconhece suas próprias faltas. Para ele é impossível rir de si mesmo, já que se mantem graças as imagens que cria de si mesmo, e isto exige basicamente seriedade e desempenho. Quando começamos a nos divertir conosco, com nossas ações e falas e tudo o mais, estamos sutilmente colocando este mesmo ego de lado, estamos mudando a perspectiva e deixando de sustentar uma estrutura falsa. Estamos indo mais fundo na pureza expressiva natural, que é a dimensão da criança em nós. Aquela dimensão sábia não por ser letrada, mas sábia por ser autêntica e estar em contato com o momento presente. Todo brilhantismo nasce dessa presença, dessa ressonância com o aqui e agora e tudo que nele acontece.

Por isso, da próxima vez em que se ver frente a situações engraçadas, solte-se e divirta-se com aquilo de verdade, sem medo. Deixe a alegria do seu coração fluir. O coração alegre canta solto, luminoso e muito mais cheio de Deus...
O riso é verdadeiramente a forma mais pura de oração!
Amor
Lilian

Comentários

  1. Lindo texto! Realmente temos que sorrir mais e assim deixar brotar em nós a pura razão da nossa existência: Deus.

    Bjs

    ResponderExcluir
  2. A alegria que brota do coração faz com que nossas dores sejam amenizadas... Quando a gente se depara com a realidade da nossa vida, das duas uma: ou vira uma tragédia, ou vira uma comédia. Realmente, ainda prefiro a segunda opção. Às vezes é difícil demais manter o sorriso, pois o coração está chorando tanto, que as lágrimas transbordam. Mas, quando a gente descobre que não veio nessa vida à passeio, não resta outra alternativa, senão sorrir.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Lindo minha querida, pura sabedoria!
      Obrigada por sua luz!
      Beijos no coração! :)

      Excluir
  3. Linda mensagem... todos os dias passo por aqui para encher meu espíritos de sensações de paz!
    Seu espaço é uma delícia, transmiti muitos sentimentos bons.
    Quando rimos trazemos tanta afetividade para nós mesmo, que acabamos invadindo e transmitindo ao nosso redor, muita alegria.
    Desejo uma linda Semana, cheio de muita felicidade e AMOR.
    Convido para participar do 1º sorteio que está havendo no meu cantinho, foi feito com muito afeto, para meus queridos leitores: http://pequena-prendiz.blogspot.com/2012/02/sorteio-e-afeto.html
    Beijinhos!

    ResponderExcluir
  4. Lorena querida, obrigada por seu carinho e sua luz!! Seu blog é lindo!! Fui lá e adorei!! Felicidades querida, beijos no coração!! :)

    ResponderExcluir

Postar um comentário