A Alma existe? - Krishnamurti


"A alma é uma divisão nascida da ilusão.(...)
O que temos em vista quando falamos a respeito de uma alma? 
Refere-se a uma consciência limitada. 

Para mim há somente a vida eterna — em contraste com essa consciência limitada que chamamos "eu".(...)

A maioria das pessoas acredita na existência da alma sob uma forma ou outra forma. 

Não compreenderão o que vou dizer, se, em defesa simplesmente disto, se opuserem ou citarem alguma autoridade da crença por vocês cultivada, através da tradição e do medo; nem pode esta crença ser chamada intuição, quando é apenas uma vaga esperança.A ilusão divide-se a si própria, infinitamente.

Primeiramente, vocês tem o corpo, depois a alma que o ocupa e, finalmente, Deus ou a Realidade: é assim que vocês tem dividido a vida.

A consciência limitada do "eu" é o resultado das ações incompletas e esta consciência limitada vai criando suas próprias ilusões, prisioneira de sua própria ignorância, e quando a mente está liberta de sua própria ignorância e ilusão, então manifesta-se a realidade; não são "vocês" que se tornam essa realidade.

Por favor, não aceitem o que digo, porém, comecem a investigar e a compreender como é que a crença de vocês veio à existência.
Então verão de que maneira sutil a mente dividiu a vida. Começarão a compreender o significado desta divisão, que é numa forma sutil do desejo egoísta de continuidade.

Enquanto esta ilusão, com todas as suas sutilezas, existir, não pode haver realidade.

Como este é um dos assuntos de maior controvérsia e existe tanto preconceito relativo à ele, importa ser muito cuidadoso, para não se deixar dirigir pelas opiniões pró ou contra a ideia de alma. Para compreender a realidade, a mente tem de estar, completamente livre da limitação do medo, com sua ânsia de continuidade egoísta.(...)

Não se detenham em compreender a alma, porém, em lugar disso, procurem compreender a vida da alma."

J. Krishnamurti em O medo

Comentários

  1. Olá,
    Depois de ler o seu texto, quero aqui lhe deixar um Convite.

    CONVITE
    Eu também tenho um, só que muito simples.
    Estou lhe convidando a visitar-me, e, se possível seguirmos juntos por eles, e, com eles. Sempre gostei de escrever, expor as minhas idéias e compartilhar com as pessoas, independente da classe Social, do Credo Religioso, da Opção Sexual, ou, da Etnia.
    Para mim, o que vai interessar é o nosso intercâmbio de idéias, e, de pensamentos.
    Estou lá, no meu Espaço Simplório, esperando por você.
    E, eu, já estou Seguindo o seu blog.
    Força, Paz, Amizade e Alegria
    Para você, um abraço do Brasil.
    www.josemariacosta.com


    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Seja bem vindo amigo! Fico feliz com sua presença e seu carinho, e sim, seu blog é encantador, já estou seguindo! Compartilhemos beleza e alegria, sempre! Abraços de Tókio!! Namaste!!

      Excluir

Postar um comentário