Liberdade da Alma - Yogananda


"Liberdade de vontade não consiste em fazer as coisas de acordo com os ditames de hábitos pré-natais ou pós-natais, nem de acordo com os caprichos da mente. Ter uma vontade livre é agir de acordo com as sugestões da sabedoria e de livre-escolha.

Tome a resolução de que não será mais afetado pelos
problemas, não será mais tão meticuloso, não será mais vítima de hábitos e humores; assim, você será livre como uma cotovia. Você não poderá ser livre enquanto não tiver 
queimado as sementes das ações passadas no fogo da sabedoria e da meditação.

A liberdade do homem é final e imediata, se ele assim o
quiser; não depende de vitórias externas, mas internas.

A alma está presa ao corpo por uma corrente de desejos,
tentações, problemas e preocupações, mas está sempre tentando libertar-se. Se você ficar puxando essa corrente que o prende à consciência mortal, algum dia uma invisível mão Divina intervirá, partirá os grilhões e você estará livre.

Você nem sabe quão privilegiado é por ter nascido como um
ser humano. Nisso você é mais abençoado do que qualquer outra criatura. O animal não é capaz de meditar e experimentar a comunhão com Deus. Você tem a liberdade de buscá-Lo e não a utiliza.

O caminho para a liberdade é através do serviço aos
outros. 
O caminho para a felicidade é através da meditação e da sintonia com Deus. (...)


Quebre as barreiras do seu ego; desprenda-se do egoísmo; liberte-se da consciência do corpo; esqueça-se de si mesmo; acabe com esta cadeia de encarnações; dissolva o seu coração em tudo, seja um com toda a criação.

Poder fazer de tudo o que se queira não é o verdadeiro
sentido da liberdade de ação. Você deve examinar até que ponto é livre e até que ponto está sendo influenciado pelos maus hábitos. Ser bom porque isto se tornou um 
hábito, também não é liberdade. Ser tentado não é pecado, mas ser capaz de resistir e vencer a tentação é grandeza; isto é liberdade, pois você está agindo somente por livre vontade e livre escolha.

Antes de agir, você tem liberdade, mas depois que age, o
efeito da ação o seguirá, quer queira ou não. Essa é a lei do karma. Você é um agente livre, mas quando realiza determinado ato, deverá colher os resultados desse ato.

Liberdade significa a capacidade de agir guiado pela alma,
e não compelido por desejos e hábitos. Obedecer ao ego leva à escravidão; obedecer à alma traz a libertação.

Quando, pelo discernimento e ação correta, o homem "torra"
todas as sementes das más tendências acumuladas na mente, cada célula microscópica do cérebro torna-se um trono para um brilhante rei de sabedoria, inspiração e saúde, que canta e proclama a glória de Deus para as células inteligentes do corpo.

Os homens que alcançaram este estado são realmente livres.
Estes seres liberados não serão tocados pelo karma nas futuras encarnações. Quando reencarnam, fazem-no exclusivamente para enxugar as lágrimas daqueles que ainda estão presos ao karma. Estes mestres liberados estão aureolados por uma invisível luz curativa. Eles espalham, por onde passam, a luz da prosperidade e da saúde."
Paramahamsa Yogananda em O Santuário da Alma

Comentários

  1. Olá, Lilian! O texto me fez pensar muito sobre meus hábitos!
    Eu passei aqui há algumas semanas e pedi dicas de livro, você me indicou alguns, principalmente, do Osho, só que eu não achei nenhum deles, e onde eu moro (goiânia) tem finac, saraiva, etc. aí arrisquei outros dele: "aprendendo a aquietar a mente", aí adorei e continuei procurando outros, achei "Consciência", dele também, estou lendo, ele cita muito Buda e Jesus. os que você indicou eu vou comprar na internet.
    Abrçs e muita luz no seu caminho

    ResponderExcluir
  2. Oi Flávia! Que bom, este livro Consciência é lindo também! Olha, aqui no blog em download, tem vários livros do Osho para baixar, em português, inglês e espanhol, espero que você curta também! Beijos querida

    ResponderExcluir
  3. já baixei alguns no seu blog... imensamente agradecida por disponibilizar aqui, facilita bastante, obrigada!
    adoro seu blog, é muito caprichado! beijos

    ResponderExcluir

Postar um comentário