Vida é Liberdade...


- Afinal de contas: Está tudo certo ou tudo errado nessa Vida?
Hoje refletiremos sobre essa pergunta que me fizeram recentemente.
Trata-se de uma pergunta direta, e isso nos coloca frente a uma resposta direta;
- Digo que: Os dois! Está tudo certo e tudo errado. Depende de quem vê.

A Vida não tem como medir, nem como se entender, nem definir, isso é impossível.
Ela é ampla demais, viva demais, tem toda uma engrenagem de eventos infinita.
Vida é LIBERDADE.
Nenhum ser humano é capaz de definir a vida, nem de adivinhar o que quer que seja. Tudo isso é imaginação, é dedução, é presunção. E posso dizer, Graças a Deus que seja assim!!
Já imaginou se nós pudéssemos prever tudo, adivinhar tudo o que irá acontecer, e como? Que graça teria a vida dessa maneira? Nenhuma.

A Vida somos nós! Nós somos a Vida! Não existe vida sem que a consciência esteja presente. Nós não somos parte da Vida, nós somos a Própria Vida!!
Onde estou está a vida, onde você está, está a vida. Isso é óbvio.

Sempre acreditamos que somos parte da Vida, mas isso também não faz sentido, porque a Vida não se parte. A Vida é sempre inteira, sempre Total, e nós somos ela. Totais como ela. Ou seja, não existe parte nenhuma, nunca houve, não tem como haver esse conceito que "parte".
A "parte" é apenas um conceito, um pensamento, que se tornou útil, eu diria, para que a mente pudesse se orientar linearmente. Daí vem as divisões dos países, as fronteiras, as horas do dia, os dias do ano, o tempo, enfim.. Criamos nomes, para todas as coisas, criamos nomes e conceitos para definir emoções, sensações, definir aquilo que vemos, aquilo que sentimos, aquilo que existe, enquanto forma. Demos nomes a tudo e a todos. E depois, passamos a acreditar e a valorizar tanto esses nomes, esses conceitos, que acreditamos que eles tem vida própria, que é assim mesmo. Mas nunca foi! O planeta não conhece algo chamado Índia, ou Brasil, ou algo chamado árvore, ou pedra. Você conhece, a natureza... não!

E é aí que acontece a confusão. A mente é que precisa desses conceitos, desses nomes e divisões.
A Consciência não precisa de nada disso, é Totalidade.

Quando nós damos um nome a alguma árvore, algum animal, estamos "criando" imaginariamente divisões onde nunca houveram de verdade. O que difere uma árvore de uma rosa, um macaco de uma pedra, nada!! Somente as aparências são diferentes, mas essencialmente são a mesma e única Existência, se apresentando se manifestando, como diferentes formas, formas que não tem em si nenhuma importância, já que o que realmente importa é o que não pode ser visto, ou seja, a mesma e única Consciência viva se expressando, e brincando consigo mesma, nesta maravilhosa dança da Vida.

É por isso que os Mestres sempre nos chamam a atenção para que não fiquemos presos a nomes, formas, aparências. Pois são ilusões. Não tem existência em si mesmos. São tão efêmeros, são pura mudança. Como podemos entrar duas vezes no mesmo rio? O rio está em constante fluxo, mudando o tempo todo, e nós também, mudamos o tempo todo. É impossível se entrar no mesmo rio duas vezes. Até mesmo uma vez é impossível, porque no momento em que entramos, o rio já não é o mesmo e nós também não...

Mergulhar nessa consciência nos leva a perceber o valor inestimável do instante.
É impressionantemente belo, e único, cada instante da Vida. Precioso demais! Impossível de se definir.
Vemos que a Vida tem seu fluxo, e uma inteligência que guia cada evento, cada instante, tudo acontecendo como consequência e causa de infinitos eventos. Oceano Cósmico de absoluta beleza.
Nossa mente míope não alcança. O coração diz SIM e ama incondicionalmente, sem perguntar "por que"?. O coração é o único que vislumbra essa Beleza, sem compreender nada.
Apenas AMA e amando, VIVE.

Voltando a nossa pergunta inicial: Está tudo certo ou errado nessa vida?
O que posso dizer, ( além de sorrir é claro!! rs ) é dizer que os dois. O certo e o errado são apenas conceitos da mente de quem pergunta. O que é certo hoje pode ser o errado de amanhã, e vice-versa.
A mente fracionada, não entende a vida, e cada vez mais fraciona para ver se assim fica mais fácil de entender.
Logo, abandonemos essas perguntas sem propósito e mergulhemos do deleite de vivenciar, de saborear o instante único. Aquilo que É, como somente aqueles que amam são capazes de experimentar, mesmo sem nada entender...
O Amor diz Sim ao que vier.
O Amor basta...
Lilian


Comentários

  1. Parabéns pelo belo texto... Entro aqui pra ler um ou dois textos e acabo lendo 8,10, 12 textos ou mais, um vai puxando o outro. Começo a ler e as vezes antes de terminar fico tentando adivinhar de quem é o texto: Krishnamurti, Osho, Eckhart Tolle... Esse texto de hoje enquanto eu lia não tentei adivinhar, poderia ser de qualquer um desses grandes mestres citados e realmente era. Era da grande mestra Lilian ou Amida Prem.
    Obrigado por todos esses ensinamentos que você publica pra gente no seu blog.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sérgio querido, suas palavras tocaram meu coração.. . nossa, muito lindo ver como essa sabedoria toca mesmo seu coração... Meu coração canta em saber disso, de verdade..
      Saiba que a verdadeira Mestra é a Vida, e nela somos todos eternos aprendizes... Luz e Paz no seu coração, Namaste!

      Excluir

Postar um comentário