Mente e autoconhecimento - J.Krishnamurti


"Pergunta: Quando somos conscientes de nós mesmos, toda a vida não é uma maneira de revelar o "eu", o ego , o self

J.Krishnamurti - O self é um processo muito complexo que só pode ser revelado no relacionamento, em nossas atividades diárias, na maneira como falamos, julgamos, calculamos, na maneira em que condenamos os outros e a nós mesmos. Tudo isso revela o estado de condicionamento do nosso próprio pensamento - e não é importante estar consciente do nosso processo? Somente por meio da consciência contínua do que é verdadeiro ocorre a descoberta do atemporal, do eterno. Sem o autoconhecimento, o eterno não pode existir.

Quando não nos conhecemos, o eterno se torna uma mera crença, uma ilusão da qual a mente pode escapar. Mas se começarmos a entender o "eu" em todas as suas várias atividades do dia a dia, então nesse próprio entendimento, sem nenhum esforço, o anônimo, o eterno acontecerá.
Mas o eterno não é uma recompensa para o autoconhecimento, Aquilo que é eterno não pode ser buscado, a mente não pode adquiri-lo. Ele acontece quando a mente está tranquila, e a mente só pode estar tranquila se ela for simples, se não estiver mais armazenando, condenando, julgando, pensando. Só uma mente simples pode entender o real, não uma mente repleta de palavras, conhecimentos, informações.
A mente que analisa, calcula, não é uma mente simples."
J.Krishnamurti em O Livro da vida

Comentários