A flauta de Krishna - Osho




"Osho - É correto perguntar se a flauta de Krishna e suas músicas são orações a Deus. Eu não vou dizer que é uma reza porque um homem como Krishna não reza. Para quem ele rezaria? A reza cria uma distância, uma separação entre aquele que está rezando e o objeto da sua reza. A reza é dualista. É importante compreender esse ponto claramente.

A reza é dualista: Krishna não pode rezar. Tocando sua flauta, Krishna está em meditação, porque meditação é não-dualista. Há uma diferença básica entre rezar e meditar. Rezar é a descoberta do dualismo de quem acredita que ele e Deus estão separados, que Deus está em algum lugar muito longe, em algum céu distante. e que ele precisa rezar por sua misericórdia, por sua graça, ou seja lá o que for. Rezar é um tipo de súplica.

Meditar é um estado não-dualista: quer dizer que Deus não está em nenhum outro lugar, longe de mim, e nem eu estou aqui, separado dele; seja o que for, é uma totalidade. Assim, a flauta de Krishna não é uma reza, ela é a voz da meditação. Não é uma súplica à algum Deus; ela é apenas agradecimento, dirigida não à Deus mas a si mesmo. As notas musicais da flauta são expressões de gratidão, da mais profunda gratidão...

É apenas na gratidão que se pode ser livre e expansivo. Na reza você está inibido e amedrontado, porque a reza flui a partir de algum desejo e desejos criam medo. Você está inseguro se sua reza será ouvida de alguma maneira. Você também está amedrontado de haver alguém ouvindo sua reza ou se ela está se perdendo no espaço.

Na gratidão você não tem medo e está livre, porque não está pedindo nada em retorno. E você não teme pelo que está dizendo, pois é apenas um transbordamento de seu coração. Não está se dirigindo à alguém; é algo sem direção - ou, está dirigindo-se à totalidade. O vento irá ouvir, as nuvens irão ouvir, as flores irão ouvir. Não há nenhuma finalidade, é completa em si mesma. A reza basta em si mesma. Tocar a flauta é tudo e todas as coisas. E é por essa razão que Krishna toca sua flauta como uma imensa benção.

Krishna é totalmente livre de todo desejo e de todo medo. Suas músicas não são dirigidas à nenhum Deus; elas são as verdadeiras músicas de Deus. Não há nenhuma causa por trás da flauta de Krishna: são totalmente sem causa. Ele está totalmente preenchido, e ele está celebrando esse preenchimento com sua flauta e sua dança."


Osho em Encontro com pessoas notáveis

Comentários