O ego 'iluminado' - Adyashanti


"Uma das ilusões mais comuns após o despertar é a ilusão de superioridade. Isto é muito comum em círculos espirituais. As pessoas podem ficar presas num sentimento de superioridade, quer elas estejam despertas ou não; é uma armadilha no estado de sonho, tal como é uma armadilha quando alguém está atravessando do estado desperto não-permanente para o estado desperto permanente.

Mas após o despertar, a mente egóica pode entrar e começar a sentir um senso pessoal de ser melhor, como se o despertar tornasse alguém melhor do que outro. Isto é muito comum; é quase uma parte natural do processo.

Inerente a esta ilusão está a sensação de que sabemos alguma coisa. Porque nós despertámos, nós sabemos. Porque nós despertámos, nós estamos certos. Porque nós despertámos, nós estamos sempre certos.

Neste momento, o ego - que é o construtor do estado de sonho - pode se apropriar desta percepção e começar a criar o que eu chamo de um ego iluminado.

Não há nada mais desagradável do que um ego iluminado. É um ego que pensa que é iluminado, um ego que pensa que está desperto, um ego que está usando alguma da energia e realização do despertar para a construção de um novo e superior senso de eu."

Adyashanti em Satsang

Comentários