Se há medo, o amor não pode existir - Osho


"Eu lhe digo: "Se há medo, o amor não pode existir", então, você fica com medo do próprio medo. Você pergunta: "Como a pessoa pode sair do medo?" Isso é novamente um medo, e mais perigoso do que o primeiro medo, porque o primeiro era natural, o segundo é antinatural. E é tão sutil, que você não percebe o que está perguntando - como sair do medo?

A questão não é sair de nada. A questão é somente de compreensão. Compreenda o medo, o que ele é, e não tente sair dele, porque no momento em que você começa a tentar sair de qualquer coisa, você não está pronto para compreender aquilo - porque a mente que pensa sair, já está fechada. Ela não pode contemplar quietamente, ela já decidiu. Agora o medo se tornou o mal, o pecado, então saia dele.

Não tente sair de nada.

Tente compreender o que o medo é. E se você tem medo, então, aceite-o. Ele existe. Não tente escondê-lo. Não tente criar o oposto. Se você tem medo, então você tem medo. Aceite isso como parte do seu ser. Se você puder aceitá-lo, ele já desapareceu; através da negação, ele aumenta.

Você chega a um ponto, onde você sabe que tem medo, e você compreende o seguinte: "Por causa deste medo, o amor não pode acontecer a mim. Então, tudo bem, o que eu posso fazer? O medo existe, então somente uma coisa acontecerá - eu não fingirei amor. Ou eu direi à minha amada ou ao meu amado, que é por causa do medo que eu estou me agarrando a você". Lá no fundo estou com medo. Serei franco quanto a isso: não mais enganarei ninguém, nem a mim mesmo. Eu não fingirei que istro é amor; eu direi que é simplesmente medo, Por causa do medo eu me agarro a você. Por causa do medo eu me lembro de Deus. Mas, então, eu sei que aquilo não é oração, aquilo não é amor, aquilo é somente medo. Eu tenho medo, então, seja o que for que eu faça, ele está presente.
Aceitarei esta verdade.

Um milagre acontece quando você aceita a verdade. A própria aceitação o transforma."
Osho em Além da Psicologia

Comentários