Sobre o caminho e a meta - Osho


"Pare e reflita um pouco. É o caminho que você deseja ou há em suas visões uma vaga perspectiva de grandes alturas a serem escaladas por você mesmo, um grande futuro a ser alcançado? Cuidado. Saiba que o caminho dever ser buscado por causa dele mesmo e não como algo que seus pés trilharão.

Busque o caminho. O caminho não é conhecido; Ninguém pode ensinar-lhe o caminho; ele não pode ser dado. O caminho não pode ser mostrado, não pode ser transmitido. Você precisa buscá-lo.

Pensamos, geralmente que devemos buscar a meta, mas o caminho já se encontra determinado. Há tantos caminhos que não há razão de se continuar a falar sobre eles; e todos levam à mesma meta. A meta é que precisa ser encontrada, a meta é que precisa ser alcançada, não o caminho. O caminho já está à mão. Na verdade, está totalmente à mão pois exitem muitíssimos caminhos.

Mas isso não é verdade, porque a meta e o caminho não são duas coisas. O próprio caminho torna-se a meta. O primeiro passo é também o último, pois o caminho e a meta não são duas coisas. O caminho, à medita que se avança através dele, transforma-se na meta. O mais importante é não pensar sobre a meta. O pensamento básico deve ser a respeito do caminho.

Descubra o caminho.
Busque o caminho."

Osho em O Livro dos Segredos

Comentários

Postar um comentário