Sobre se dizer a verdade - Jeff Foster


"Há algo de uma grande cura, sobre simplesmente se dizer a verdade.
Para nós mesmos. Para um amigo confiável e sem julgamento. Para um diário. Para os deuses, para as montanhas, para os animais selvagens da floresta.

Não a verdade "legal", a verdade velha e regurgitada projetada para agradar. Não a verdade conceitual da mente. Mas a verdade bruta, confusa e presente dos nossos corações selvagens. Destruindo a auto-imagem, a persona (máscara) projetada para conquistar o amor, ou impressionar as pessoas, ou apenas nos mantermos "seguros" e "fora de problemas". Bem, às vezes o que antes era "seguro" tornou-se uma prisão auto-imposta. Você deseja perder o controle e falar a verdade selvagem. Ou sussurra isso. Ou grite para os céus.

Não a verdade conveniente, socialmente aceitável, “cara legal”. Não a verdade "espiritual" criada para impressionar professores, gurus e amigos e ganhar um milhão de seguidores.

Mas a verdade é que você está com um pouco de medo de falar. A verdade que faz seu coração bater. A verdade que faz você ficar um pouco tonta quando fala.

A verdade vulnerável A verdade trêmula, suada...de boca seca.

A verdade da sua imensa solidão. Sua dúvida furiosa. A verdade de seus anseios e desejos "pecaminosos", ânsias, ciúmes.
A alegria "fora do controle" que você não pode mais perder. A raiva que foi suprimida por muito tempo e está deixando você fisicamente doente. A frustração, o tédio, a esperança ou a falta de esperança, a "loucura" que você simplesmente não pode mais empurrar para baixo.
O que você segura acaba te segurando. E o que você deprime acaba deprimindo você.

Pode ser tão aliviante, tão libertador, apenas dizer a verdade. Ter um colapso, uma crise de cura, e apenas dizer a verdade, gerá-la, criá-la como mãe. Cantá-lo, dançá-lo, pô-lo em um poema. Para escrevê-lo em um pedaço de papel e queimá-lo. Para silenciosamente - ou muito alto - proclamá-lo para todos os deuses e deusas. Você encontrará seu próprio caminho. Você encontrará sua própria expressão única de verdade. Ou vai te encontrar.

Para dizer a verdade deste momento, e deixar o amor entrar. A verdade que quebra a segurança antiga, mas dá nova segurança."
Jeff Foster em Satsang

Comentários