Vida e Morte - Osho


"A morte é uma parte da vida orgânica e integral, e é muito amigável com a vida. Sem ela a vida não poderia existir. A morte é, de fato, um processo de renovação.

E a morte também acontece a cada momento, como a vida acontece,porque a renovação é necessária a cada momento. No momento em que você inspira e no momento em que você expira, ambas acontecem.

Inspirando, a vida acontece, expirando, a morte acontece. É por isso que quando uma criança nasce, a primeira coisa que ela faz é inspirar, então a vida começa. E quando um homem velho está morrendo, a última coisa que ele faz é expirar, então a vida se afasta. Expirando é a morte, inspirando é a vida - e ambos são como duas rodas de um carro de boi.

Você vive pela inspiração na medida em que vive pela expiração.

A inspiração é a parte da expiração. Você não pode inspirar, se você parar de expirar. Você não pode viver se você parar de morrer. O homem que compreende o que é a sua vida, permite que a morte aconteça, ele a acolhe. Ele morre a cada momento e em cada momento ele ressuscita. Sua vida e sua ressurreição estão continuamente acontecendo como um processo. Ele morre para o passado a cada momento e que ele nasce de novo e de novo para o futuro.

Se você olhar para a vida, você será capaz de saber o que é a morte. Se você entender o que é a morte, então você será capaz de entender o que é a vida. Eles são orgânicos. Normalmente, por medo, criamos uma divisão. Nós pensamos que a vida é boa e a morte é ruim. Nós pensamos que a vida deve ser desejada e a morte deve ser evitada. Achamos que de alguma forma temos que nos proteger contra a morte. Esta ideia absurda, cria misérias infinitas em nossas vidas, porque uma pessoa que se protege contra a morte torna-se incapaz de viver. Ela é a pessoa que tem medo de expirar, então ela não pode inspirar, então ela está presa. Então, ela simplesmente afunda, sua vida já não é um fluxo, a sua vida não é mais um rio.

Se você realmente quer viver, você tem que estar pronto para morrer.

Quem tem medo da morte em você? É a vida com medo da morte? Isso não é possível. Como a vida pode ter medo do seu próprio processo integral?

Outra coisa é que provoca o medo em você.

O ego tem medo em você.

Vida e morte não são opostos; ego e morte são opostos.

Ego é contra a vida e a morte.

O ego tem medo de viver e o ego tem medo de morrer. Ele tem medo de viver pois cada esforço, cada passo em relação à vida, traz a morte para mais perto."

Osho em The Art of Dying

Comentários