Idosos precisam de amor...


Hoje vi a foto dessa senhorinha idosa, que me emocionou demais...
Olhos tristes, sentimentos de abandono... solidão...
Isso me fez refletir sobre como nossos idosos precisam de amor...atenção, cuidado...e de todo carinho que pudermos dar a eles...

Por que nossos idosos não são vistos, respeitados e valorizados como deveriam? 
Por que nossa sociedade não lhes dá a devida assistência e proteção? 

São seres humanos que viveram suas vidas, criaram, produziram, cuidaram, tiveram seus filhos, netos e ainda são cidadãos sim e de primeira categoria! 
Não perderam seu valor, pelo contrário, ganharam...hoje são cheios de vida, acumularam milhares de experiências, aprendizados, sabedoria... são pérolas preciosas demais para serem destratados e desvalorizados... menosprezados..

Nossos idosos precisam de amor... Não importa se estão lúcidos ou não, se estão ativos ou não, não importa nada disso. Importa que são seres humanos que precisam de atenção, cuidado, e respeito assim como qualquer outra pessoa.

A população mundial envelhece, e cada vez nascem menos crianças; isso nos coloca frente a uma mudança de paradigma: a de que em breve o mundo terá mais pessoas de meia idade e idosos do que jovens e crianças... 
Com isso, muitas coisas precisam mudar em nossas sociedades para adaptarem-se a essa nova realidade. Não só na questão de mobilidade, acessibilidade, como também de mentalidade.

Precisamos aprender com os orientais a valorizar o idoso e respeitar sua beleza, sua grandeza e sabedoria. 

No Oriente os idosos são vistos como aqueles que foram lapidados pela vida, que aprenderam com os desafios que a vida lhes colocou e com isso possuem algo que os jovens não possuem, ou seja, experiência.


Isso faz toda diferença. Enquanto os jovens possuem muitas teorias e informações, os idosos possuem experiência, muitas e muitas experiências, e com isso, podem nos mostrar, ensinar de uma maneira completamente diferente daqueles que só ouviram falar..

Sim, nossos idosos são preciosos, e não, não precisam sofrer por pertencerem a uma outra época, por carregarem as marcas do tempo, e por muitas vezes possuírem limitações físicas e mentais.

São preciosidades que a vida criou e trazem em si universos inteiros de amor, beleza, alegria, conhecimento, sabedoria e criatividade. São grandes amigos e podem sim, continuar criando, amando, e desfrutando da companhia dos jovens, das crianças e com eles se relacionar e crescer...sempre...

Os idosos precisam de amor... um amor verdadeiro, generoso, que respeite seu valor, suas individualidades, respeite sua fragilidade também, sua simplicidade e com dignidade os ajude a crescer e a desfrutar da vida ainda mais...

Quem vive envelhece... envelhecer é, e será sempre, uma bênção...

Meu coração hoje abraça carinhosamente os idosos, e saibam que idade não tem a menor importância para o amor... o amor acolhe sem perguntar e só vê a si mesmo em tudo e em todos...
Daqui envio a cada um de vocês meu abraço, muito amor e meu agradecimento por existirem assim do jeitinho que vocês são, e por enriquecerem com a sua Luz, presença, beleza e sabedoria, essa eterna festa chamada Vida!!
Amor
Lilian

Comentários

Postar um comentário