Oh! Desperta! Sê consciente! - Tagore


"A cada manhã, a luz do dia - luz de fonte divina - vem nos tirar do sono, pondo fim, em um instante, ao torpor de uma noite inteira.

Quando desce a noite, porém, como romper o estado de ilusória vigília no qual vivemos? Uma longa jornada de trabalhos e preocupações envolveu nosso ser nas redes de sua enganadora aparência: como dela o libertar, a fim de imergi-lo em uma Paz imaculada e sem limites?

Semelhante a uma imensa teia de aranha, tecida de hora em hora, um véu se estendeu ao redor de nossa alma, envolvendo-a de todos os lados e levantando uma tela opaca entre ela e o Eterno. Como perfurar essa tela e abrir-se ao conhecimento do Infinito?

Oh! Desperta! Sê consciente!

Quando, sem cessar, permanecemos mergulhados em múltiplas atividades e confusões inumeráveis, enquanto o véu, fio por fio, se fecha, e a tela, pouco a pouco, se torna espessa, se não mantivermos em nós certa vigilância, graças a esse apelo interior cem vezes repetido.

Oh! Desperta! Sê consciente!

Se esse encantamento, no próprio seio da ação, não brotar, mais uma e ainda outra vez, das profundezas de nosso ser, então, quando nossa consciência se encontrar mais opacamente cercada, ela mergulhará em uma letargia sem fundo.

Nosso desejo de a isso escapar gradualmente se extingue; nossa vida não tem mais outra realidade além da rede em que nos sentimos pegos na armadilha; toda fé em verdade diferente, pura e eterna, é assim aniquilada, e perdemos até a capacidade de nos interrogar sobre nosso aprisionamento.

No zumzum dos nossos trabalhos sem fim, não deixe de ressoar no fundo de nós mesmos, como que emitido por um instrumento de corda única, esse constante chamado:
Oh! Desperta! Sê consciente!"

Rabindranath Tagore em A morada da paz

Comentários

  1. O caminho traça-se caminhando. Com honestidade, sentimento, lucidez e amor, sem curvas ou atalhos. Mesmo em chão pedregoso e difícil é preciso avançar e completar a rota. ELE está lá no fim...

    Dia feliz
    Abraço.

    ResponderExcluir

Postar um comentário