TAO



" Só é inteiro aquele que não tem inimigos nem amigos, aquele que não escolheu, que não tem inclinação nem por uma coisa nem por outra; aquele que simplesmente se move momento a momento com uma consciência sem escolha e o que quer que a vida traga, ele permite.

Ele flui, não fica a nadar; ele não é um lutador, ele é um deixar-acontecer...Se você puder compreender isso, então você será capaz de compreender o que Jesus quis dizer: "

É impossível para um homem moNegritontar dois cavalos e esticar dois arcos; é impossível para um servo servir a dois senhores, caso contrário, ele honrará um e ofenderá o outro".
Osho em O Livro dos Segredos

Como é praticamente impossível, se viver no mundo sem fazer escolhas....
Estamos acostumados desde pequenos a escolher, tomar partido, julgar... e com isso passamos a ter a sensação de uma eterna tensão no ar...é como se sempre estivessemos perdendo algo...não só aquilo que deixamos de escolher, mas perdendo a nossa paz !!

O mundo nos exige escolhas todo o tempo. Nossa mente trabalha e sempre analisa o certo-errado, bom-mal, isso-aquilo enfim... um esforço constante para fazer a melhor escolha, os ganhos e perdas envolvidos...isso gera tensões...musculares, psicológicas, enfim...
Quando escolhemos algo, acabamos por perder de vista a inteireza do instante...até mesmo a inteireza do ato de escolher...

Não devemos negar nada em nossa vida, tudo faz parte....vivemos na dimensão relativa, o alto existe por causa do baixo, o quente do frio, o longe e o perto....enfim

Escolher é reprimir a outra parte, é gerar tensões...
Esse trecho do livro A Semente de mostarda do Osho, vem nos mostrar a grandeza do homem livre...livre do que o aprisiona, livre das escolhas, livre da posse, da não-posse, livre do mundo da matéria, livre do mundo espiritual, livre da mente...livre....ser simplesmente...

O que parecia impossível, ou seja, vivermos nesse mundo com todas as escolhas mentais nos requisitando todo o tempo, se torna possível...somente quando escolhemos não escolher !!

Pareçe um paradoxo, mas quando tomamos a consciência de que existe algo em nós que está além das escolhas, que observa e vive cada momento, inclusive as escolhas, um EU- consciência que simplesmente vive...entramos na dimensão do TAO.

Meditação é isso, simplesmente Ser...fluindo pela vida, sem esforço...daí que nessa fluidez essencial emerge naturalmente o estado de Graça.

"O estado de graça não é algo a ser alcançado. Você somente tem que criar a capacidade. Quando não se está mais em estado de angústia, o estado de Graça aconteçe." Osho.
A Graça aconteçe aqueles que não vivem no esforço...
O TAO é isso..
Ir além do Yin e do Yang... Entrar no círculo "invisível"que os contém....
O TAO é isso...
Fluir com a VIDA...simples fácil, natural ....
Caminhando pela vida, degustando cada momento,
Simplesmente desfrutando o seu próprio SER...
Amor
Lilian

Comentários