Em profunda conexão - Jeff Foster


"ACORDE! “Eu sou pura consciência. O sujeito imóvel da experiência. Aquilo que nunca muda ”.

Pode ser verdade, em um nível absoluto. Mas tente dizer isso ao seu parceiro, quando ele ou ela estiver na sua frente, exigindo seu coração humano, sua verdade, sua vulnerabilidade, seu quebrantamento e sua coragem, seu fogo, sua tristeza, seu medo, sua crueza e sua desajeitada autenticidade. .

Tenho visto muitos professores espirituais tentando evitar uma profunda conexão humana e intimidade usando conceitos espirituais, linguagem não-dual e brilhante ginástica verbal.

Eu tenho sido culpado desse "desvio espiritual" em meu tempo também, como escrevi sobre. 
(Uma vez eu discuti com minha mãe por horas sobre a não-existência da árvore que ela estava apontando. Oops.) Uma vez, um professor de Advaita literalmente me disse: “Jeff, esse ensinamento da não-dualidade não tem nada a ver com relacionamento.” Oh, eu respeitosamente e profundamente discordo, senhor. Esse ensinamento tem tudo a ver com relacionamento. 

Relação com o nosso eu mais profundo, com a terra, com nossos órgãos genitais e nossas entranhas e nossos pés, com corações chamando para outros corações, com a solidão e saudade de bilhões de seres, com o Um à nossa frente, implorando por conexão.

A consciência não pode se desprender de tudo que surge. Muitos são os únicos. Somos ar mas também somos fogo.

Sim - em algum nível indescritível e misterioso, somos todos da mesma Consciência.

Mas - também somos seres humanos maravilhosamente confusos, imperfeitos, inacabados, traumatizados na medida em que estamos traumatizados. 

Perceber que somos Consciência não muda esse fato. De fato, a realização só nos torna mais conscientes das sutilezas de nossa humanidade do que nunca. 

Mais disposto a ser cru, vulnerável, nú.. Admitir que não sabemos, admitir nossos erros, admitir que estamos sempre aprendendo. Chorar, sacudir, falar nossa terrível verdade humana, revelar nossa bagunça.

Quando há menos para defender, podemos nos conectar mais profundamente do que nunca.

Quando os ensinamentos da Consciência se tornam desapegados da vergonha saudável - isto é, nossas imperfeições humanas, nossa vulnerabilidade, nosso temor e nossa maravilha, nossa falibilidade, nosso não-conhecimento e nossos ternos corações - eles só se tornam ensinamentos de violência, ensinamentos tóxicos ensinados por professores tóxicos, que estão tentando evitar sua própria dor, vergonha e trauma.

Eu falo não para julgar os indivíduos, mas para iluminar um mal-entendido coletivo.

Uma vez vi uma professora “não-dualista” abordada por uma mulher corajosa que estava passando por uma profunda transição de vida.

Ela disse "Eu tenho ansiedade profunda na minha barriga". Ele respondeu, sem compaixão: "Você ainda está ligado ao seu corpo, ainda identificado com o eu separado". Em seu esforço para ser um especialista, ele sentia falta do coração - e da barriga - completamente.

Ela foi esmagada após essa interação, ainda mais ansiosa e desconectada do que antes. Dei-lhe um grande abraço e deixei que ela contasse sua história. Ela chorou, sua ansiedade diminuiu e ela se sentiu inteira novamente. O amor não é difícil. Vulnerabilidade não é vergonhosa - pode nos curar.

Eu vi o dogma terrível de Advaita. A negação e vergonha da dor e do trauma humano. Vi como os ensinamentos da Consciência podem ser usados ​​- pela mais brilhante das mentes - para esmagar nossa humanidade, entorpecer nossa vulnerabilidade, silenciar nossa doce dúvida e aniquilar nosso extraordinário medo.

É por isso que parei como “professor de não-dualidade” há muitos anos. A verdade não pode ser encontrada em nenhum dogma e, para muitos, infelizmente, a não-dualidade tornou-se apenas outro dogma. Eu escrevi extensivamente sobre isso.

Pessoalmente, estou profundamente apaixonado por essa bagunça da humanidade. Eu estou em profundo relacionamento - sim, relacionamento - com corações trêmulos, barriga latejante, anseio e confusão e ansiedade também. Eu não vejo nada disso separado da não-dualidade, nada disso como algum “sinal” de que estamos falhando, ou ainda não “completamente percebidos”. 
Eu vejo tudo isso como profundamente sagrado; Eu acredito que é nessa santidade ordinária que encontramos nossa verdadeira liberdade. 
- Jeff Foster em Satsang

Comentários

  1. Eis um professor verdadeiramente humano , real e autêntico!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim.E certamente acolheria qualquer questionamento e dúvidas vindas de qualquer canto.

      Excluir

Postar um comentário